O Governo do Rio Grande do Norte, por meio do Programa Estadual de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho (PQVST) promoveu, no último sábado, 29, a primeira etapa do Circuito de Corridas do Servidor – Nota Potiguar. A cidade de Macau, distante cerca de 190km da capital, foi a primeira a receber o evento, organizado com apoio das Secretarias da Administração (Sead); da Educação e da Cultura (Seec), através da Subsecretaria de Esportes e Lazer; e da Tributação (SET), por meio do Programa Nota Potiguar. Outros 11 municípios também sediarão as demais etapas.
A iniciativa busca fomentar a prática do esporte, visando proporcionar qualidade de vida e a melhoria da saúde física e mental do servidor público, além de contribuir para a formação de uma filosofia esportiva baseada na sua importância social, educacional, cultural e econômica. Ao todo, foram oportunizadas 150 inscrições para servidores públicos e comunidade participarem da prova que teve percurso de 3 km e largada às 16h.
“A cidade de Macau registrou o fato histórico de ser a primeira a sediar uma corrida voltada para o servidor do Governo do Estado, após dez edições dessa mesma prova ocorrendo anualmente em Natal”, destacou Ricardo Amaral, presidente da Comissão Estadual responsável por assessorar o Comitê Gestor do PQVST.
Um dos objetivos do Programa em 2023 é interiorizar as suas ações, de modo a alcançar mais pessoas. O avanço, inclusive, consta na Política de Qualidade de Vida no Trabalho, lançada pelo Executivo Estadual no último dia 25 de abril e que tem, dentre suas diretrizes, viabilizar ações de promoção da saúde direcionadas ao bem-estar e também estimular o equilíbrio entre as atividades profissionais, a saúde e a vida pessoal dos integrantes da Administração Pública Estadual.
Na corrida, as três primeiras colocadas, premiadas com troféu na categoria feminina foram Jamile Alencar, Wirisneide Melo e Jhouse Sousa, todas atletas de Macau. Na categoria masculino, o campeão foi Magno Gonzada, da cidade de Jandaíra, enquanto o segundo e o terceiro colocados foram Judson Breno e Marcelo Henrique, também de Macau. Todos os participantes da prova foram agraciados com medalhas.
Em Macau, o Circuito de Corridas recebeu total apoio da 6ª Diretoria Regional de Educação (Direc), do Detran, Polícia Militar e Central do Cidadão, além da Prefeitura, da Secretaria Municipal de Esportes e do Departamento Municipal de Trânsito. A Secretaria de Saúde do município também ofertou aplicação de vacinas no evento, entre elas da Covid e da Influenza.
Estiverem presentes o subsecretário de Esportes e Lazer da Seec, Cezinha Nunes; a coordenadora da Unidade Instrumental de Finanças da Sead, Aíza Santos, representando o secretário Pedro Lopes; a diretora da 6º Direc, Patrícia Carol; o secretário municipal de Esportes, Rogério Santos; os representantes da Comissão Estadual do PQVST, Ricardo Amaral e André Tavares, além de muitos colaboradores dos órgãos estaduais e municipais.