Luciano Oliveira - [email protected]

Fátima Bezerra destacou a necessidade da ampliação da parceria com a iniciativa privada nas áreas ambiental, social e de infraestrutura

Governo do RN aposta em parcerias com empresas eólicas

Durante a apresentação do novo CEO da empresa AES Brasil, Rogério Pereira Jorge, realizada na Governadoria do Estado na quarta-feira, 13, a governadora Fátima Bezerra (PT) destacou a necessidade da ampliação da parceria com a iniciativa privada nas áreas ambiental e social e infraestrutura das estradas nos investimentos para utilização de energias renováveis no RN.

A AES Brasil tem atualmente dois complexos eólicos em operação: Salinas, na região do município de Areia Branca; e Ventus, na região de Galinhos e Macau; além do Cajuína, na região do Sertão Central do Cabugi, entre os municípios de Lajes, Angicos, Fernando Pedroza e Pedro Avelino, que poderá atingir a geração total de 1,4GW.

Os executivos da AES apresentaram um painel dos investimentos realizados no Estado que exibem dados sobre geração de energia capacidade instalada, posicionamento no mercado e qualificação como empresa neutra em carbono desde o início das operações.

Áreas sensíveis

A governadora destacou a presença da empresa como uma das principais geradoras de energia eólica do Rio Grande do Norte, mas assinalou que a parceria com o Governo do Estado deve se ampliar para áreas sensíveis que beneficiem à população norte-rio-grandense.

“Devemos estreitar cada vez esse diálogo com as empresas para combinar, com total senso de responsabilidade, investimentos nas energias renováveis com pautas social, ambiental e na infraestrutura das nossas estradas. O Nordeste tem um imenso potencial nessa área, mas temos um imenso desafio à frente para realizarmos um debate com equilíbrio para avançarmos nessas compensações”, ressaltou Fátima Bezerra, exemplificando o caso de comunidades do interior que necessitam de água como elemento básico de sobrevivência.

Sentimento de pertencimento

Fátima Bezerra citou o projeto do sistema de dessalinização de água com tecnologia no Brasil para comunidades indígenas em João Câmara, no sertão do Rio Grande do Norte, parceria realizada entre o Governo do Estado e a CPFL Renováveis e a State Grid, que beneficia três mil moradores das comunidades Amarelão, Serrote de São Bento e Santa Terezinha. “Isso é um grande legado e um sentimento de pertencimento inestimável dessa população”.

Durante o encontro, a governadora assinalou também o papel fundamental desempenhado pelos órgãos do Governo do Estado envolvidos nas agendas de energia renovável, bem como o compromisso dos agentes públicos que realizam a gestão das pastas. “Reconhecemos o preparo e a qualificação profissional dos nossos técnicos da Secretária de Desenvolvimento Econômico e Idema que nos oferecem um suporte técnico inestimável”, citou a governadora.

A AES Brasil tem atualmente dois complexos eólicos em operação

Pesquisa e desenvolvimento

Presente à agenda, o coordenador de Desenvolvimento Econômico Energético da Sedec, Hugo Fonseca, destacou a posição da AES Brasil como uma das cinco maiores empresas no setor de geração de energia no RN. “Com os números que ela apresenta hoje ela será a primeira ao final do ciclo de finalização de todas as obras”.

O coordenador frisou que a empresa apresenta características inovadoras como o investimento social, com o apoio às mulheres para atuar na recuperação dos parques eólicos, e a inserção de novas fontes. “Gostaríamos muito de uma parceria na área de pesquisa e desenvolvimento para a diversificar nossa matriz energética que está em plena fase de transição’, Frisou Hugo Macedo.

Participaram também do encontro, o secretário-adjunto do Gabinete Civil, Ivanilson Maia; a secretária-executiva da Fazenda, Jane Araújo; o secretário de Infraestrutura, Gustavo Rosado; o secretário de Comunicação, Daniel Cabral; o diretor do Idema, Werner Farkatt, além dos executivos da AES Brasil, Carlos Pompermaier e José Antônio Martins.

Fotos: Sandro Menezes

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade