Luciano Oliveira - [email protected]

Regra vale a partir do dia 17 apenas para quem está com esquema vacinal completo

Governo do Estado autoriza retorno de público aos estádios

Regra vale a partir do dia 17 apenas para quem está com esquema vacinal completo (Foto: Elisa Elsie)

O Governo do Estado vai flexibilizar o acesso de torcedores aos estádios de futebol a partir do dia 17 de setembro. A decisão foi tomada na quarta-feira, 1º, após reunião com Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) e diretorias dos clubes. A entrada, entretanto, só será permitida para quem tomou dose única ou as duas doses das vacinas contra o coronavírus. A liberação está condicionada a uma lotação máxima de até 30% da capacidade do espaço e, principalmente, ao cumprimento por parte dos clubes das normas sanitárias e protocolos de bioprevenção, como o uso de máscaras e álcool em gel.

De acordo com o secretário Estadual de Tributação, Carlos Eduardo Xavier, que conduziu a reunião, o acordado com a federação e os clubes segue o calendário de retomada de eventos sociais, que a partir do dia 17 deste mês, autoriza eventos com público acima de 600 pessoas. No caso do futebol especificamente, haverá um limite inicial de 30% da capacidade do estádio onde o jogo será realizado e com público com esquema vacinal completo.

“Os clubes e a federação se comprometeram com o cumprimento dos protocolos. Teremos toda uma fiscalização pra evitar as cenas que foram vistas em alguns estádios que já retomaram o futebol em outros estados do Brasil”, garante o secretário, que reforça a obrigatoriedade do distanciamento social e o cumprimento rigoroso dessas normas para não haver retrocessos no controle da pandemia. Ele se refere às medidas para mitigar avanços na circulação das variantes do novo coronavirus. Caso seja registrado um aumento de casos de covid-19, a liberação voltará a ser discutida.

Os participantes concordaram com a determinação e se comprometeram em seguir rigorosamente as exigências de segurança sanitárias propostas pelo Governo do Estado. Participaram da reunião o presidente da FNF, José Vanildo, o presidente do ABC, Bira Marques, o assessor da presidência do ABC, Claudio Porpino, e o presidente do América, Ricardo Valério. O resultado do encontro foi repassado, em reunião posterior, à Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), que contou com a presença do secretário Cipriano Maia.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade