Luciano Oliveira - [email protected]

Governo do Estado assina termo para retomada do processo de regionalização da saúde

Regionalização Saúde_Demis Roussos (2)Abertura do seminário contou com as presenças de representantes dos diversos segmentos

O Governo do Estado retomou nesta quinta-feira, 8, o processo para a regionalização do serviço público de saúde. Por meio da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) foi assinado o Termo de Intenções entre o Estado, o Ministério da Saúde e prefeituras municipais visando a cogestão na administração dos Hospitais Regionais do RN.

O governador Robinson Faria (PSD) participou do evento que integrou a programação do “Seminário de Articulação Interfederativa: O pacto federativo na perspectiva da implementação do Coap no RN – Regionalização é o caminho”, que acontece hoje e nesta exta-feira, 9, no auditório da Escola de Governo, em Natal.

Regionalização Saúde_Demis Roussos (8)Robinson Faria conclamou os municípios para fazerem juntos uma nova história para a saúde do Estado

Na ocasião o governador disse que “A partir de hoje vamos fazer juntos uma nova história para a saúde do nosso Estado. Vamos fazer uma saúde melhor para o nosso povo”. Robinson Faria conclamou os prefeitos, secretários municipais de Saúde e os técnicos a somar esforços com a administração estadual. Estamos à disposição dos municípios e vamos trabalhar juntos”, reforçou, acrescentando: “Confio nos senhores e nas senhoras para escrevemos uma nova história”.

O Rio Grande do Norte tem 23 Hospitais Regionais que há anos não funcionam em sua plenitude. O processo de retomada da regionalização da Saúde visa reordenar o conjunto dos serviços e oferecer atendimento de qualidade às demandas da população em local mais próximo a sua moradia.

Regionalização Saúde_Demis Roussos (3)No ato foi assinado o termo de cogestão entre o Estado, Ministério da Saúde e prefeituras

O trabalho começou em março deste ano e envolve o comprometimento das administrações municipais e o apoio do Governo Federal.

A abertura do seminário contou com as presenças do Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Lagreca, do vice-governador Fábio Dantas, prefeito de Mossoró, Francisco José Junior e dezenas de outros prefeitos, do secretário municipal de Saúde de Natal, Luiz Roberto e mais de 40 secretários municipais de Saúde e centenas de técnicos da área, do representante do Ministério da Saúde, Jorge Harada, da presidente dos Conselhos Municipais de Saúde do RN, Débora Costa, comandante geral da Polícia Militar, coronel Ângelo Mário Dantas, do representante do Conselho Estadual de Saúde, Francisco Nonato, do coordenador do grupo de trabalho para regionalização junto à SESAP, Ion Andrade, diretor do Conselho Estadual de Medicina, Marcos Jácome, do Pró-reitor  adjunto de Extensão da UFRN, Bruno Guilherme, dos deputados estaduais, Fernando Mineiro (PT) e Manoel Cunha Neto, “Souza” (PHS), do vereador em Natal, Hugo Manso (PT).

Fotos: Demis Roussos

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade