Luciano Oliveira - [email protected]

Governo antecipa metade do pagamento do 13º salário de aposentados e pensionistas

Decreto do governo federal publicado ontem, 8, antecipa metade do pagamento do 13º salário de 25 milhões de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a partir do próximo dia 27.garibaldi1Ministro Garibaldi Filho assinou decreto liberando a antecipação do benefício

Os benefícios, que não terão desconto de Imposto de Renda nesta primeira parcela, somam R$ 11 bilhões.

O pagamento já estará na folha de pagamento de agosto, que será debitada entre os dias 27 de agosto e 10 de setembro, dependendo do final do cartão de benefício do segurado. O valor será pago na mesma data do benefício referente a mês de agosto.

A antecipação faz parte de um acordo firmado entre o governo e entidades que representam os aposentados e pensionistas, que estava previsto para ocorrer até 2010, mas estendido em função de reivindicações da categoria.

O decreto foi assinado em conjunto pela presidente Dilma Rousseff e pelos ministros Garibaldi Alves Filho (Previdência Social) e Guido Mantega (Fazenda).

AUXÍLIO-DOENÇA

Os segurados do INSS que recebem auxílio-doença irão receber uma parcela menor. Como o benefício é temporário, o INSS calcula a antecipação proporcional ao período.

Se um benefício iniciado em janeiro seguir em vigor em agosto, o 13º terceiro é calculado sobre oito meses, e não sobre o ano inteiro, como para os demais segurados.

Se em dezembro seguir afastado, o segurado irá receber o restante do valor. Se tiver alta antes, o valor será calculado até o mês em que o benefício vigorar e acrescido ao último pagamento que receber.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade