Luciano Oliveira - [email protected]

Fátima Bezerra falou da política de incentivo ao setor e destacou a expectativa em torno da sanção do “Projeto Camarão”

Governadora participa do lançamento da 20ª edição da maior Feira Nacional do Camarão

A governadora Fátima Bezerra (PT) esteve presente no coquetel de lançamento da 20ª edição da Feira Nacional do Camarão (Fenacam). O evento comemorativo, que marca duas décadas de existência, aconteceu nesta terça-feira, 8, no Espaço Neuma Leão, em Natal, em uma cerimônia exclusiva para a imprensa e convidados.

A Fenacam, um dos maiores eventos de carcinicultura e aquicultura do Nordeste, será realizada entre os dias 19 e 22 de novembro, no Centro de Convenções da Via Costeira. A feira já conta com a confirmação de mais de 200 expositores, incluindo empresas do Canadá, Estados Unidos, México, Equador, Austrália, Bélgica, Tailândia e China.

Durante o evento de lançamento, a governadora Fátima Bezerra destacou a expectativa em torno da sanção do “Projeto Camarão”:

“O governo tem atuado fortemente nesta área, e é importante destacar isso. Assumimos o compromisso de implementar uma política de incentivo ao setor e estamos cumprindo. Esperamos que, na abertura da FENACAM, em novembro deste ano, possamos celebrar a sanção do plano estadual de interiorização da carcinicultura no Rio Grande do Norte. Esse plano trará incentivos ao pequeno produtor e ao mercado local, com uma expansão segura, acompanhada de licenciamento ambiental. São iniciativas como essa que fortalecem a cadeia produtiva, gerando empregos e melhorando a renda do povo potiguar”.

Maria Luiza, subsecretária de Pesca e Aquicultura do RN, reforçou os benefícios da aprovação do projeto e a importância de feiras como a Fenacam.

“Nosso potencial é imenso. Atualmente, produzimos cerca de 30 mil toneladas de camarão por ano, e, com o projeto de interiorização, que abrange todo o estado, esse número pode triplicar. O projeto visa garantir o monitoramento da qualidade da água, acelerar a emissão de licenças ambientais sem custos adicionais, incentivando o produtor a retomar o interesse na produção de camarão. Iniciativas como essa elevam a valorização do produto e promovem a expansão e criação de novas feiras no mercado local”.

De acordo com a organização do evento, são esperados 7 mil visitantes, incluindo produtores, cientistas, técnicos, estudantes e empresários. O evento contará com mais de 50 palestrantes nacionais e internacionais, que discutirão inovações e tendências do mercado.

“É um marco. Algumas empresas participam desde a primeira edição, o que demonstra o acompanhamento e evolução ao longo do tempo. Na primeira edição, tivemos cerca de 18 palestrantes e uma expectativa de público de pouco mais de 400 pessoas. Hoje, consolidamos a FENACAM tanto no cenário local quanto no nacional, com mais de 50 palestrantes e um público estimado de mais de 7 mil pessoas. Somos um verdadeiro marco na carcinicultura brasileira”, destacou Itamar Rocha, presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Camarão (ABCC).

A governadora foi acompanhada por Ivanilson Maia, secretário adjunto do Gabinete Civil; Werner Farkat, diretor-geral do IDEMA; Rodrigo Maranhão, diretor da EMPARN; César Oliveira, diretor da Emater; e Mário Mando, diretor do Idiarn.

Fotos: Raiane Miranda

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade