Luciano Oliveira - [email protected]

Fátima Bezerra usou as redes sociais para esclarecer portaria (Foto: Arquivo pessoal)

Governadora mantêm suspensas atividades em templos religiosos e esclarece portaria

Fátima Bezerra usou as redes sociais para esclarecer portaria (Foto: Arquivo pessoal)

A governadora Fátima Bezerra (PT) usou seu Instagram para esclarecer que as atividades coletivas em templos e igrejas permanecem suspensas. A Portaria Nº 004/2020-GAC/Sesap, publicada no Diário Oficial deste sábado, 23, apenas regulamenta as orientações do Decreto Nº 29.583, de 1º de abril de 2020. Orienta e enfatiza as medidas de higiene e segurança que devem ser adotadas para garantir a não propagação do coronavírus.

Conforme a portaria, é permitida a abertura desses estabelecimentos exclusivamente para orações individuais, respeitadas as recomendações da autoridade sanitária, especialmente o distanciamento mínimo de 1,5 m (um metro e meio) entre as pessoas, a limitação de 1 (uma) pessoa para cada 5 m² (cinco metros quadrados) de área do estabelecimento e frequência não superior a 20 (vinte) pessoas.

O dirigente do templo é responsável por assegurar o controle e a higienização do local, bem como por orientar os frequentadores acerca dos riscos de contaminação. As pessoas do grupo de risco para o novo coronavírus (Covid-19), devem ser atendidas exclusivamente em domicílio.

A portaria traz também orientações sanitárias para a gravação e transmissão de missas ou cultos, no interior dos estabelecimentos.

“Governo do RN normatiza funcionamento de igrejas, templos e espaços religiosos”

Com relação a matéria veiculada no G1 RN e reproduzida pelo site, sob o título “Governo do RN normatiza funcionamento de igrejas, templos e espaços religiosos“, a governadora Fátima Bezerra fez o seguinte esclarecimento:

(…) As atividades coletivas em templos e igrejas permanecem suspensas. Os templos e as igrejas já estavam autorizados a funcionar para orações individuais e realização de transmissões de cultos e missas. A portaria apenas tem o objetivo de reforçar as medidas de segurança para aqueles que realizam estas atividades. Todo o nosso esforço tem sido para resguardar as vidas da população. Nenhuma medida foi tomada em outra direção, seguiremos orientados pela ciência, pela Organização Mundial da Saúde.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade