Luciano Oliveira - [email protected]

Curso durou três meses e contou com policiais de Natal, Mossoró, Caicó, Pau dos Ferros e Nova Cruz

Governadora Fátima Bezerra participa da formatura de 668 sargentos da PM

A governadora Fátima Bezerra (PT) participou na segunda-feira, 11, da solenidade de formatura de 668 sargentos da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, que concluíram o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS) 2025.2. A classe recebeu nome de turma “sargento Kelsen Nobre de Andrade”, falecido em maio deste ano, reconhecendo a contribuição do policial militar para a corporação.

“Esta formatura representa nosso compromisso com uma segurança pública forte e valorizada. Cada um desses 668 sargentos está sendo preparado para atuar com excelência na proteção da nossa população”, afirmou a governadora, destacando que os investimentos na formação e capacitação dos profissionais de segurança são prioridade de seu governo.

O curso, realizado pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento da Polícia Militar (CFAPM), teve início em 23 de abril e foi ministrado simultaneamente em cinco polos regionais: Natal, Mossoró, Caicó, Pau dos Ferros e Nova Cruz.

Com duração de três meses e carga horária de 360 horas, a capacitação seguiu a Matriz Curricular Nacional de 2014, abordando disciplinas essenciais para o exercício das funções de 1º Sargento e Subtenente, incluindo Sistema de Segurança Pública, Operações Policiais, Procedimentos Administrativos e Armamento e Procedimentos para o Tiro Policial.

Durante a cerimônia, a governadora ressaltou duas medidas recentes para o fortalecimento da PMRN, incluindo a autorização de dois novos concursos públicos: um para 21 soldados músicos, visando recompor o efetivo da Companhia de Música da corporação, e outro para três oficiais capelães (dois católicos e um evangélico).

Além disso, Fátima Bezerra confirmou a implantação, a partir da folha de pagamento de agosto, da bolsa para 358 alunos soldados, com valores retroativos a junho. “Nestes últimos seis anos, temos dado demonstração, não só com a reposição gradativa do efetivo, através de novos concursos, mas também com o compromisso com a valorização salarial e profissional da categoria. Tenho a alegria de dizer que, ao longo de todo esse período, realizamos só na Polícia Militar mais de 17 mil promoções”, declarou a governadora.

O comandante da Polícia Militar, coronel Alarico Monteiro, destacou as ações do governo para a valorização da tropa durante a cerimônia. Ele ressaltou que os novos sargentos estão capacitados em todas as competências técnico-profissionais para assumirem novas funções e responsabilidades dentro da corporação. “Vocês estão galgando hoje mais um degrau importante na carreira militar, para o orgulho e a felicidade de todos aqueles que compartilharam com vocês essa jornada”, disse o comandante aos formandos.

A viúva do sargento Kelsen, Gabriele Nobre de Andrade, fez um discurso emocionado ao término da solenidade. Ela e os dois filhos do casal, Benjamin e Rebeka, receberam uma placa em homenagem ao policial. “Nós tínhamos planos para esta tarde, para o ano, para o resto das nossas vidas. Mas tudo mudou. Nunca imaginei que o perderia. O que o Kelsen deixou é a certeza de que ele era íntegro, honesto e fiel. Como está no texto bíblico, ‘todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus’. Meu marido lutou o bom combate, acabou a carreira e guardou a fé”, afirmou.

A solenidade de formatura de sargentos contou com a presença do Coronel Araújo, secretário estadual de Segurança Pública; de Antenor Roberto, procurador-geral do Estado; do deputado federal Sargento Gonçalves; do deputado estadual Coronel Azevedo; da vereadora de Natal, Camila Araújo; do vereador de Mossoró, Cabo Tony, além de autoridades militares e familiares dos formandos.

Fotos: Joana Lima

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade