Apoiada por Rosalba, Iraneide (de vermelho) não perdeu tempo durante a procissão (Foto/Cedida: Jailton Rodrigues)
Como o Blog havia antecipado em postagens anteriores, os outrora aliados Iraneide Rebouças (PSB) e Francisco Antônio de Macedo (PR) seguem caminhos diferentes nessa etapa que antecede a campanha eleitoral de 2012. Pré-candidatos declarados a prefeito de Areia Branca, ambos procuram seus próprios espaços e nessa busca de afirmação dos seus nomes no tabuleiro da sucessão municipal, pela oposição, a ex-vice-prefeita saiu na frente.
A prova foi a visita da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) ontem, 15, a Areia Branca, para participar do encerramento das festividades em homenagem ao centenário de Nossa Senhora dos Navegantes, no município.
Rosalba veio acompanhada do marido e estrategista político Carlos Augusto Rosado, dos deputados federal Fábio Faria (PMN) e estadual Leonardo Nogueira (DEM), além da vice-prefeita de Mossoró, Ruth Ciarlini (DEM).
Aqui, a caravana comandada pela governadora se juntou à pré-candidata Iraneide Rebouças, e aos ex-prefeitos José Alfredo (esposo de Iraneide), Ruidemberg Ferreira Souto, “Beguinho” (PTB); o vereador José Nazareno Lemos (sem partido), entre outros.
A campanha eleitoral ainda está distante e muita coisa poderá acontecer até a deflagração nas ruas do embate propriamente dito. Mas sintomaticamente o atento eleitor areia-branquense já percebeu que a disputa pela sucessão do prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza” (PP), tende a ser travada diretamente entre Iraneide Rebouças e o vice-prefeito José Bruno Filho (PMDB), nome natural do governismo, até que se prove ao contrário.
Mas, vale salientar que a pré-candidatura de Macedo a prefeito deve ser levada em consideração. Além de bem avaliado nas sondagens eleitorais artesanalmente feitas no município, ele saiu das eleições de 2008 com 6.729 votos. Isso representa 41,99% do eleitorado que foi às urnas naquele pleito que teve como vencedor por maioria expressiva (mais de 2.300 votos) o prefeito reeleito, “Souza”.
A propósito, Macedo também caminhou junto com o povo ontem, durante a procissão terrestre. Com ele, o advogado Mauro Gusmão e seu irmão Gildan. Ambos foram candidatos a prefeito e a vereador respectivamente, em 2008, mas não obtiveram êxito.