Com a presença da governadora Fátima Bezerra (PT), a mais tradicional e esperada festa do setor agropecuário potiguar teve início na sexta-feira, 10, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. Com apoio de R$ 700 mil do Governo do Estado, a Festa do Boi 2025 tem a expectativa de superar um volume de R$ 100 milhões em negócios.
Durante a solenidade de abertura, Fátima Bezerra exaltou o compromisso com a Festa do Boi. “É uma alegria participar, mais uma vez, da abertura da nossa tradicional Festa do Boi, uma das maiores feiras agropecuárias do Brasil. Um evento que celebra o trabalho, a dedicação e a força de quem faz o campo potiguar. Considero este momento muito especial, pois representa a força do nosso campo e de toda a cadeia do setor rural do nosso Estado.”, Destacou. “A Festa do Boi é o grande símbolo do nosso compromisso com o desenvolvimento da agropecuária, com a geração de emprego e renda e com a valorização dos produtores do Rio Grande do Norte”, complementou Fátima.
O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Guilherme Saldanha, destacou os avanços do setor após os investimentos do Governo do Estado. “O rebanho do Rio Grande do Norte passou de 1 milhão de cabeças nos últimos oito anos”, disse o titular da Sape. Além disso, destacou a produção de queijos artesanais, com 159 estabelecimentos registrados e lembrou que o estado atingiu a marca de 1,1 milhão de litros de leite produzidos diariamente.
Fátima Bezerra se juntou ao secretário e revelou que os avanços na agropecuária do RN, citados pelo secretário da Sape, foram conquistados porque foram construídos por muitas mãos. “Foi pensando no que era melhor para o desenvolvimento do nosso Estado. Temos hoje o RN reconhecido nacionalmente, como zona livre de aftosa sem vacinação. Isso abre portas para o nosso rebanho e para nossos produtores. Investimos mais de 30 milhões nas queijeiras, trazendo emprego e renda, melhorando a vida do povo do RN”, completou a governadora.
Assim como nas edições anteriores, a Festa do Boi mantém uma programação diversificada e contará com exposições e shopping de animais, leilões, palestras técnicas, atrações culturais e espaço gastronômico, além de uma ampla área de negócios voltada para empresas, produtores e visitantes.
“A exposição vem se inovando a cada ano que passa. Quero agradecer aos parceiros que vêm unindo forças para que a festa seja a maior do Nordeste e uma das maiores do Brasil”, disse o presidente da Anorc, Matheus França, que também destacou a importância da Festa do Boi para a pecuária do Estado e agradeceu a governadora pelo apoio e investimentos no campo. “Aqui é o ponto de referência onde o produtor agropecuário pode trazer seu animal e mostrar o seu trabalho. Quero agradecer a governadora e a Guilherme Saldanha que nunca mediram esforços para ajudar a pecuária do Estado”, afirmou.
Concessão
Ainda durante a solenidade, a governadora oficializou a concessão do Parque Aristófanes Fernandes para a Anorc por 20 anos. A medida trará segurança jurídica e o fortalecimento do agronegócio e da agricultura do RN e vai reforçar o caráter multifuncional do Parque. “A gestão será compartilhada. Um espaço desta magnitude tem de estar aberto à população, com atividades de lazer, esporte e cultura. Este é um instrumento de promoção do setor rural e do desenvolvimento do RN”.
Com a oficialização da concessão, o Parque Aristófanes Fernandes se consolida como referência em estrutura, tradição e desenvolvimento rural, reafirmando o compromisso do Estado com o fortalecimento do agronegócio potiguar.
A Festa do Boi 2025 segue até o dia 18 de outubro, no Parque Aristófanes Fernandes, com uma ampla programação de exposições, leilões, shows e atrações voltadas para os mais diversos públicos.
Ações do Governo
A participação do Governo do Estado como um dos realizadores do evento visa a valorização do setor atraindo mais investimentos para o RN. O espaço da Sape no Parque Aristófanes Fernandes disponibiliza local para exposição de pequenos produtores e artesãos. Além de espaço de exposição de produtos da Conab e da Ceasa.
A Emater-RN celebra seu 70º aniversário em 2025 e vai celebrar esse marco durante a 63ª Festa do Boi e vai contar com programação técnica e cultural especial no Sítio Agroecológico. A Caern levará ao evento bebedouros com água gelada gratuita, além de promover a coleta de eletroeletrônicos em parceria com a Campanha RN + Limpo.
Na Fazendinha da Emparn, serão apresentados resultados de experimentos como de algodão, palma forrageira, gergelim, capim, feijão, e ainda mudas de bananeiras e coqueiro-anão melhoradas geneticamente, além da distribuição de sementes e a realização de leilões.
Fotos: Raiane Miranda – Assecom RN