Luciano Oliveira - [email protected]

Gestão Ambiental desenvolverá calendário ecológico nas escolas da rede municipal

         Camera                Projeto trabalha a temática ambiental com os alunos da rede municipal

No atual contexto global de crise ambiental e civilizatória que vive a humanidade, a educação ambiental enquanto transmissora de novos valores consiste em algo de extrema relevância em todas as sociedades. Nesse sentido, a temática ambiental está presente na educação brasileira como política de Estado desde o final da década de 90, quando foi criada a política nacional de educação ambiental e publicados os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental (PCNs), que elegeram o meio ambiente como um tema transversal deste nível, de modo que o mesmo deveria ser abordado por todos os componentes curriculares.

Apesar disso, a educação ambiental não tem estado efetivamente presente no currículo e no projeto político-pedagógico de grande parte das escolas brasileiras. Na realidade, o que há são projetos e ações pedagógicas isoladas, que são rotuladas de educação ambiental, ao longo do ano letivo escolar.

Por essa razão, a Prefeitura de Areia Branca, por meio da Gerência Executiva de Gestão Ambiental e Secretaria Municipal de Educação, está lançando nas escolas municipais de Ensino Fundamental I, o projeto denominado “O calendário ecológico escolar: uma proposta de educação ambiental para o Ensino Fundamental I”.

         Camera                Essa ação tem como objetivo central introduzir a educação ambiental no currículo escolar deste nível de ensino, por meio da realização de atividades contínuas e multidisciplinares que serão realizadas ao longo de todo o ano letivo escolar.

Alunos do Ensino Fundamental I são o foco do projeto ecológico

Nos dias 9 e 10 do mês em curso a equipe técnica do projeto composta por Janaine Oliveira de Medeiros (Técnica em Controle Ambiental), Luiz Tavernard (Gestor Ambiental) e Julimar França (Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente) juntamente com o gerente de Gestão Ambiental, Ivo Franklin Bezerra, esteve visitando as escolas municipais das zonas urbana e rural realizando o momento de sensibilização do projeto dentro da Semana Pedagógica, da rede municipal de ensino.

O projeto teve boa aceitação pelos professores, equipe pedagógica das escolas e gestores escolares que consideraram a iniciativa bastante louvável e de fundamental importância diante do momento de crise sócio-ambiental que a sociedade vive e da lacuna que muitas vezes há no sistema de ensino, quando se trata de trabalhar a educação ambiental.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade