Luciano Oliveira - [email protected]

Gerente de Recursos Hídricos destaca apoio da Petrobras para abastecer a zona rural

ROBERTO GONÇALVES Enquanto não se “aposenta” o carro-pipa segue fazendo parte da rotina de milhares de pessoas que residem nas comunidades rurais do município, e que não possuem sistema próprio de abastecimento de água, mas que, no entanto, recebem o líquido todos os dias. São localidades não assistidas pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) que contam com a assistência da Prefeitura de Areia Branca.

Roberto reconhece que apoio da Petrobras é imprescindível para o êxito do abastecimento na zona rural  

A água distribuída pelos carros-pipa na zona rural é retirada do poço da Caern e de outro localizado na comunidade de Upanema de Cima, pertencente à Petrobras. Esse poço é utilizado pela empresa para abastecer rebocadores que atuam na área marítima da Bacia Potiguar, onde estão localizadas as plataformas de prospecção petrolífera.

Com o defeito na principal bomba do poço tubular de Areia Branca, há praticamente duas semanas a cota da água fornecida pela Caern à Prefeitura sofreu uma redução em virtude do racionamento que teve que ser imposto, sob risco da zona urbana ser mais penalizada. Com isso, veio a preocupação com o abastecimento rural, onde milhares de pessoas dependem do líquido entregue diariamente pelo município.

Para o gerente executivo de Recursos Hídricos, Roberto Gonçalves, responsável pela distribuição da água, a salvação mais uma vez foi a Petrobras, que ao invés das 33 carradas de água doadas todos os dias para a Prefeitura, aumentou a cota para 100 carradas/dia. “Com esse gesto a Petrobras nos permite manter o fluxo normal de carros-pipa atendendo as localidades aonde a água só chega com a ajuda do município”, disse.

Segundo Roberto Gonçalves, nesse aspecto a Petrobras tem sido mais que uma empresa parceira, permitindo que mais água seja retirada do seu poço em Upanema de Cima para garantir o abastecimento na zona rural.

De acordo com o gerente Roberto Gonçalves, a ajuda da Petrobras está sendo preciosa nesse período em que o poço da Caern opera com vazão bem abaixo da sua capacidade. “Em nome da administração municipal temos que agradecer muito à Petrobras, pois sem a sua ajuda nesse período, seria impossível atender a demanda na zona rural, por meio dos carros-pipa contratados pela Prefeitura”, reconhece o gerente.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade