Luciano Oliveira - [email protected]

Gerente da Juventude participa de encontro nacional dos estudantes na capital de Goiás

JOCSÃ O gerente executivo de Políticas Públicas e Juventude, da Prefeitura de Areia Branca, Jocsã Cerqueira Cunha, viaja hoje, 12, com destino a Goiânia (GO) para participar do 52º Congresso Nacional da União Nacional dos Estudanntes (Conune) que acontece no período de 13 a 17 deste mês, na capital de Goiás.

Jocsã Cerqueira participa de encontro da UNE, em Goiânia

Além do município, Jocsã Cerqueira vai representando também a Universidade Federal do Semi-árido (Ufersa), onde faz Bacharelado em Ciência e Tecnologia. O evento promovido pela UNE é o maior e mais representativo fórum de discussão estudantil. Mais de 10 mil jovens de todo o Brasil e América Latina são aguardados para, juntos com outros estudantes, definirem os rumos do movimento estudantil para os próximos dois anos.

As atividades se concentrarão na tradicional Praça Universitária de Goiânia, principalmente na Pontifícia Universidade Católica (PUC-GO) e na Universidade Federal de Goiás (UFG).

A abertura solene do 52º Congresso Nacional da UNE será marcada com uma homenagem aos 50 anos da “Cadeia da Legalidade”, que ocorreu em 1961 no Brasil, com grande participação do movimento estudantil, para garantir a posse do presidente João Goulart após a renúncia de Jânio Quadros e em meio ao grande turbilhão político que antecedeu a ditadura militar.

Dois personagens centrais desse episódio serão homenageados pela UNE na abertura do Congresso: o saudoso ex-governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, que comandou a resistência democrática pela posse de João Goulart, e o então presidente da UNE, Aldo Arantes, que chegou a transferir a sede da entidade para Porto Alegre e liderou os estudantes nesse embate. Durante o ato, Brizola Neto receberá a homenagem em nome do seu falecido avô.

Com o tema “Pensando nos desafios da educação no Brasil” o grande destaque da programação na quinta-feira,14, ficará por conta do II Encontro Nacional do ProUni, marcando este ano a concessão de mais de 1 milhão de bolsas para universitários de baixa renda. Haverá a participação do ministro da Educação, Fernando Haddad.

O evento encerra no domingo, 17, com a plenária final e eleição da nova diretoria da UNE.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade