Luciano Oliveira - [email protected]

Gerente da II Ursap foi eleita coordenadora-adjunta da Comissão Intergestores Regional

00Lidiane Garcia, coordenadora-adjunta de entidade que congrega 14 municípios (Foto: Jailton Rodrigues)

A gerente da II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), Lidiane Campos Garcia Miranda, foi eleita terça-feira, 5, coordenadora-adjunta da Comissão Intergestores Regional (CIR) da 2ª Região de Saúde com sede em Mossoró. O colegiado tem como coordenadora a secretaria municipal de saúde de Mossoró, Leodise Maria Dantas Soares Cruz e como secretaria executiva, a servidora Fátima Rocha.

A Comissão Intergestores Regional (CIR) da 2ª Região de Saúde com sede em Mossoró conta com 14 municípios em sua jurisdição: Apodi, Areia Branca, Campo Grande, Baraúna, Caraúbas, Felipe Guerra, Governador Dix-Sept-Rosado, Grossos, Janduís, Messias Targino, Mossoró, Serra do Mel, Tibau e Upanema.

A citada escolha teve como fundamento legal o artigo 4º do Regimento Interno do Colegiado que estabelece o seguinte: a Comissão Intergestores Regional (CIR) é constituída por todos os gestores de saúde dos municípios que compõem a região de saúde e por, no mínimo, três representantes da SESAP-RN, indicados pelo Secretário Estadual de Saúde. Parágrafo 1º: a CIR será conduzida por um coordenador e um coordenador-adjunto, escolhidos por seus membros, através de consenso, contemplando um representante de cada segmento e o parágrafo 2º reza que o mandato do coordenador e coordenador-adjunto será de um ano, podendo ser prorrogado por igual período.

A CIR é uma instância privilegiada de negociação, articulação, e decisão quanto aos aspectos operacionais do SUS no âmbito da Região de Saúde, articulada às diretivas estaduais e nacional do Sistema Único de Saúde, constituindo-se num espaço permanente de pactuação e co-gestão solidária e tem como finalidade a identificação de necessidades, definição de prioridades e de pactuação de soluções para a organização de uma rede regional de ações e serviços de atenção à saúde, integrada e resolutiva. O Colegiado é composto por Reuniões Plenárias, Secretaria Executiva e Secretaria Executiva.

O Rio Grande do Norte é dividido em oito regiões de saúde sendo I CIR: Litoral Sul/Agreste com sede em São José de Mipibu; II CIR – Oeste, com sede em Mossoró; III CIR: Mato Grande/Salineira, com sede em João Câmara; IV CIR: Seridó, com sede em Caicó: V CIR: Trairi/Potengi, com sede em Santa Cruz; VI CIR: Alto Oeste, com sede em Pau dos Ferros; VII CIR: Metropolitana, com sede em Natal e VIII CIR: Vale do Açu, com sede em Assu. Fazem parte da VIII Região de Saúde: Açu, Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Angicos, Carnaubais, Fernando Pedroza, Ipanguaçu, Itajá, Paraú, Pendências, Porto do Mangue, São Rafael e Triunfo Potiguar.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade