Luciano Oliveira - [email protected]

Gerente da II Regional de Saúde destaca a importância da campanha “Outubro Rosa”

0 LIDIANE GARCIA Lidiane Garcia faz alerta sobre a prevenção ao câncer de mama (Foto: Reprodução) 

Em 2015, a Campanha “Outubro Rosa” tem como escopo fortalecer as recomendações para o diagnóstico precoce e rastreamento de câncer de mama indicadas pelo Ministério da Saúde, desmistificando crenças em relação à doença e às formas de redução de risco e de detecção precoce. Homens também podem ter câncer de mama, mas isso é raro (apenas 1% dos casos).

“O câncer de mama é uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns se desenvolvem velozmente, outros não e constitui-se no tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano, disse a enfermeira e gerente da II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), Lidiane Michele Campos Garcia Miranda.

Caroço (nódulo) fixo e geralmente indolor, pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo), pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço e saída de líquido anormal das mamas. O nódulo está presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher.

“Estima-se que 30% dos casos de câncer de mama possam ser evitados quando são adotadas práticas saudáveis como: alimentação saudável, amamentar, incentivo à prática de atividade física, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, combate ao sedentarismo e ao tabagismo e amamentar”, sugere Lidiane Garcia

Uma a cada dez mulheres pode desenvolver câncer de mama. O alerta é da enfermeira e gerente da II Ursap, Lidiane Garcia, que orienta que as mulheres façam o autoexame periodicamente e, caso encontrem algum nódulo, procurem um médico o mais rápido possível. Quanto mais rápido o diagnóstico é feito, maior é a chance de cura e menor pode ser a intervenção cirúrgica. 

“É fundamental que as mulheres observem suas mamas sempre que se sentirem confortáveis para tal (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), sem técnica específica, valorizando a descoberta casual de pequenas alterações mamárias”, ressalta a coordenadora do Programa Saúde da Mulher da II Ursap, Maruska Matias Cortez.

“É recomendado que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia a cada dois anos. “O grande segredo do câncer de mama é o diagnóstico precoce”, reforça Maruska Matias.

Estimativa de novos casos

0Campanha “Outubro Rosa” visa a prevenção e combate ao câncer de mama (Foto: Ilustrativa)

Para este ano, estima-se que ocorram no Brasil 57.120 novos casos de câncer de mama. Número de mortes em 2013: 14.388, sendo 181 homens e 14.207 mulheres – Dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM).

Até 2035, o número de novos casos de câncer pode chegar a 24 milhões.

Em fevereiro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) advertiu que o mundo corre o risco de enfrentar um “maremoto” de casos de câncer nos próximos anos. Até 2035, o número de novos casos pode chegar a 24 milhões.

Apesar desse alarme, mais do que um inimigo feroz e ameaçador, o câncer deve ser visto como um problema de saúde pública a ser combatido com múltiplas ações, como preconiza o relatório do o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), o que inclui trabalhos de educação para saúde; prevenção orientada para indivíduos e grupos; geração de opinião pública; apoio e estímulo à formulação de legislação específica para o enfrentamento de fatores de risco relacionados à doença; e fortalecimento de ações em escolas e ambientes de trabalho. 

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade