Gerência de Gestão Ambiental encerra Projeto Verão Limpo 2015 com ações em vários pontos da cidade
Equipe da gerência e da Rotativa envolvida nas últimas ações do período
Iniciado em janeiro, o Projeto Verão Limpo 2015 encerrou as atividades programadas para o período, contabilizando êxito em todos os eventos realizados. As últimas ações do projeto, voltadas para a orla marítima do município, com foco na programação carnavalesca, foram desenvolvidas nos dias 16 e 17 deste mês.
Iniciativa da Prefeitura de Areia Branca, por meio da Gerência Executiva de Gestão Ambiental, o Projeto Verão Limpo foi retomado dia 16 pela equipe da gerência, tendo à frente as titular da pasta, Ítala Jane, em parceria com a Associação Rotativa (coleta seletiva local) com a realização de duas blitzen ecológicas, sendo uma no Cais Tertuliano Fernandes e outra em frente à sede da prefeitura, no largo da Praça da Conceição.
Na ocasião, foram distribuídas mais de 500 sacolas de TNT aos proprietários de veículos, tendo como objetivo principal, o acondicionamento adequado do lixo.
Equipe em ação na blitz ecológica no Cais Tertuliano Fernandes
Na terça-feira, 17, as ações tiveram como ponto principal os veículos que trafegavam pela BR-110 à altura do acesso à praia de Upanema. Nessa ação, que novamente contou com a participação de integrantes da Associação Rotativa, foram distribuídas 400 sacolas de TNT.
De acordo com informações da Gerência Executiva de Gestão Ambiental, o Projeto Verão Limpo é desenvolvido no município desde meados de 2011, apresentando resultados positivos e com grande aceitação pelos turistas que passam pela cidade, bem como pela comunidade areia-branquense.
Blitz ecológica em frente ao Palacete Municipal
Com base no sucesso das ações realizadas em 2014, a edição 2015 do projeto definiu as praias de Ponta do Mel, São Cristóvão, Baixa Grande e Upanema como locais das atividades, tendo como destaque blitz ecológica, mutirão de limpeza na orla marítima e fixação de cartazes e tambores (para acondicionamento de lixo).
Segundo a gerente de Gestão Ambiental, Ítala Jane, as ações desenvolvidas no período tiveram por finalidade conscientizar os turistas e a comunidade local sobre os impactos ambientais ocasionados pela má disposição do lixo nas praias.
Na terça-feira as atividades do projeto foram desenvolvidas no acesso à praia de Upanema
A gerente destaca a participação do pessoal da Associação Rotativa no projeto, destacando tratar-se de uma entidade que tem um trabalho muito importante, que atua divulgando e conscientizando a população para a preservação do meio ambiente e para a reciclagem do lixo.
A Coleta seletiva do lixo foi implantada em Areia Branca no ano de 1999 pela prefeitura e se consolidou como política pública de preservação do meio ambiente e é fundamental para o desenvolvimento sustentável do município.
A gerente Ítala Jane (centro) participou de todas as ações do projeto
Fotos: Luiz Tavernard / Gestão Ambiental