Luciano Oliveira - [email protected]

O programa contempla agricultores familiares sujeitos a perda de safra em razão de fenômenos climáticos (Foto: Reprodução)

Garantia-Safra começa a ser pago a 150 famílias de Areia Branca

O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) começou a realizar os pagamentos do Garantia-Safra referente à safra 2023/2024. No total, mais de R$ 670 milhões serão destinados a mais de 558 mil agricultores em todo o Brasil. Apenas no Rio Grande do Norte, serão 14.277 agricultores atendidos.

Em Areia Branca, a prefeitura informa que já estão sendo realizados os pagamentos do Garantia-Safra, benefício destinado a agricultores que sofreram perdas devido à seca ou excesso de chuvas. No município, estão sendo contempladas com o programa, nesta edição, 150 famílias, cada uma recebendo uma parcela única no valor de R$ 1.200,00.

Os pagamentos foram iniciados no último dia 18 e seguem o calendário dos benefícios sociais. Os recursos são depositados em Conta Poupança da Caixa, acessada por meio do aplicativo Caixa Tem. Os saques podem ser feitos também nas Casas Lotéricas. O valor da parcela é composto por contribuições dos agricultores (taxa de adesão), dos municípios, dos estados e da União, que, juntos, formam o Fundo Garantia Safra (FGS).

O Garantia-Safra é destinado a produtores com renda mensal de até 1,5 salário-mínimo cuja área plantada varie entre 0,6 e 5 hectares de feijão, milho, arroz, algodão ou mandioca. O benefício é concedido aos agricultores e municípios que aderiram ao programa, quando há comprovação de perdas de pelo menos 50% da produção devido a fatores climáticos.

Corte de terra

A Prefeitura de Areia Branca também apoia os agricultores familiares por meio do corte de terra, que já está em andamento. Nos próximos dias, todos os 14 povoados e assentamentos da zona rural receberão o programa, que beneficiará mais de 400 famílias com mais de 6 mil litros de óleo diesel distribuídos.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade