
A presidente da Fundação Areia Branca de Cultura (Fundac), Maria Edvanda Pereira, confirmou a ordenação da verba, por parte do Executivo e elogia a postura do prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza” (PP), em destinar essa ajuda financeira que garante a preparação dos grupos juninos para apresentações nos diversos pontos da cidade e participações em concursos e festivais realizados no Estado.
Os grupos de quadrilha estilizada Nordeste Junino e Estrelar (na foto ensaio do grupo Estrelar, que é o antigo Explosão Nordesetina) receberam R$ 4 mil cada, enquanto o Matuto do Sertão, categoria matuto, foi contemplado com R$ 2 mil.
A dirigente da Fundac explica que a prefeitura dá o incentivo financeiro, mas como contrapartida os grupos se comprometem a cumprir algumas cláusulas de um contrato que é assinado entre as partes. Como por exemplo, fazer apresentações de acordo com o cronograma definido pela fundação.
As apresentações iniciam dia 11 de junho, com o Comboio Junino percorrendo as ruas da cidade. E culmina dia 27 daquele mês com a festa do padroeiro da comunidade de Redonda, São Pedro.
Este ano o tradicional grupo de quadrilha São João não se apresentará em virtude do seu fundador e marcador oficial, “Luiz da São João”, estar enfermo. Mas ele não será esquecido, pois os outros grupos estão organizando uma homenagem para o irreverente “matuto” junino.