A Fundação Areia Branca de Cultura lançou um vídeo reunindo opiniões e mensagens de lideranças religiosas locais sobre a campanha nacional de Combate à Intolerância Religiosa, cuja data adotada oficialmente é o dia 21 de janeiro, comemorada juntamente com o Dia Internacional da Religião.
O vídeo reúne representantes das religiões espírita, de matriz africana, católica e o evangelismo.
A iniciativa da Fundação de Cultura em alusão ao Dia Nacional Contra a Intolerância Religiosa comemorado na sexta-feira, 21, tem como objetivo promover a cidadania e o respeito às crenças e o direito à não-crença, respeitando direitos individuais e coletivos. Reafirmando o posicionamento da atual gestão, que trabalha para que haja respeito às diferenças e a inclusão de todos.
No Brasil a data foi instituída pela Lei Federal nº 11.635, de 27 de dezembro de 2007, e é celebrado em alusão a morte da Ialorixá baiana Gildásia dos Santos e Santos – conhecida como Mãe Gilda, que sofreu um infarto fulminante após ter seu terreiro invadido, por um grupo de outra religião, o que resultou em perseguições, agressões físicas e verbais, e depredações dentro do espaço religioso.
Os templos religiosos são protegidos pelo artigo V, no inciso VI da Constituição Federal, “É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e a proteção aos locais de culto e as suas liturgias”.
Acesse o link abaixo e veja o vídeo com abordagem do tema por lideranças religiosas areia-branquenses.
https://www.instagram.com/tv/CZCUUPYFMcc/?utm_medium=copy_link
Bela ação e belo exemplo. Nesses tempos em que tudo parece ser tão volátil e descartável, precisamos mostrar para as futuras gerações que o respeito a diversidade e a tolerância são passos importantes para o avanço da humanidade. Parabéns.