Luciano Oliveira - [email protected]

Fundação de Cultura homenageia “Toinho do Foto”, que registrou em fotografias parte da história do município nos últimos 60 anos

REC GERALDINHA E LUANAA viúva “Geraldinha” com e a prefeita Luana Bruno na homenagem a “Toinho do Foto”

Muito elogiada nos diversos setores da cidade, a iniciativa da Prefeitura de Areia Branca, por meio da Fundação Areia Branca de Cultura (Fundac), em homenagear o saudoso fotógrafo Antônio do Vale Souza, “Toinho do Foto”, como era mais conhecido. Ele faleceu em 31 de maio de 2009, aos 80 anos, tendo registrado em fotografias parte da história do município nos últimos 60 anos.

O evento realizado pela Fundac teve dois momentos importantes: a homenagem ao saudoso mestre da fotografia, “Toinho do Foto”, e a premiação dos novos talentos da arte de fotografar. Na noite festiva de sexta-feira, 24, foi feita a aposição de novos painéis fotográficos que passaram a fazer parte da Exposição “Mãe, retrato de mulher”.

O evento levou uma multidão ao Memorial Luís Fausto de Medeiros. Na oportunidade, a prefeita Luana Bruno (PMDB) recebeu familiares do saudoso “Toinho do Foto”, entre eles a viúva Francisca Geralda de Morais de Souza, carinhosamente chamada de “Geraldinha”, que agradeceram o gesto.REC 3 PUBLICO            O evento foi prestigiado pelo público que lotou o largo do Memorial Luís Fausto de Medeiros

O destaque da programação foi o show “Mãe, retrato de mulher”, produzido pela Fundac, tendo à frente o presidente da entidade, Ramon Rodney, com a participação do pessoal de apoio da fundação e os artistas da terra, caracterizados nos mais diversos personagens.

Na noite, foram homenageados ainda, o fotógrafo e oficineiro da Maratona Fotográfica da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), realizada recentemente em Areia Branca, Pacífico Medeiros, e o produtor cultural Jocelito Barbosa, ambos de Mossoró, pela contribuição para o sucesso da etapa local do evento e a projeção do município, sendo um dos polos do projeto.

Quase um santo…

REC TOINHO FOO físico areia-branquense de renome internacional, professor Carlos Alberto dos Santos, sobrinho de “Geraldinha”, viúva de “Toinho do Foto”, entre os muitos inscritos sobre o inesquecível fotógrafo, assim o descreveu num artigo publicado por ele no blog “Areia Uma Vez em Areia Branca”:

(….) “Toinho do Foto” como é mais conhecido em Areia Branca, “Tonho” para seus irmãos e “Titonho” para seus inúmeros sobrinhos, Antônio do Vale Souza era quase um santo de tão boa pessoa, um menino de tão ingênuo, levou a vida nos embalos de seus atos sempre generosos. Perdemos um homem bom. O homem que não se desgrudava de seu instrumento de trabalho, clicando aqui e ali, registrando “instantâneos”, como ele gostava de denominar as cenas que ele imortalizaria.

O conheci quando ele começou a namorar “Geraldinha”, “Dadá” para os sobrinhos, irmã da minha mãe. Gostava de esculturar em imburana e me enchia de presentes, frutos da sua arte, geralmente pequenos barcos e revólveres. Quando me faltava o dinheiro para ir na vesperal do Cine São Raimundo, era ele o provedor infalível.

Casou com “Dadá” e com ela teve dois filhos, Souza precocimente falecido, antes dos 40 anos, e Francisco Antônio, professor de Estatística na Universidade Federal de Campina Grande.

· As aspas nos apelidos são do Blog

REC RAMONO multifacetado Ramon Rodney, presidente da Fundação de Cultura, no espetáculo realizado pela entidade

REC PALCOO espetáculo teve a participação de artistas locais

Cobertura fotográfica do evento: Ribamar Dantas – Areia Branca-RN

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade