Luciano Oliveira - [email protected]

Atividades no rio encerraram a semana de programação do projeto em Areia Branca

Fundação de Cultura e Grupo Maritacaca de Artes participam de atividades do Projeto Parceiros do Mar

Atividades no rio encerraram a semana de programação do projeto em Areia Branca

Os servidores da Fundação de Cultura e os integrantes do Grupo Maritacaca de Artes, participaram na tarde de sexta-feira, 19, de uma observação de avifauna e exposição científica no Rio Ivipanim (Apodi/Mossoró).

A atividade encerrou a programação do Projeto Parceiros do Mar realizada pela ONG Centro de Estudos e Monitoramento Ambiental (Cemam) em parceria com o Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB-Uern) e apoio da Fundação Engie.

Os profissionais da cultura de Areia Branca tiveram a oportunidade de conhecer mais de perto sobre as aves marinhas e a diversidade dessas espécies existentes no rio e, com isso, ter a natureza como inspiração para trabalho artístico.

Em Areia Branca existem espécies migratórias vindas de outros países, que vão e voltam ao longo do ano. “O trabalho de preservação local tem toda uma relevância ecológica e ambiental no âmbito internacional”, disse Vinícius, coordenador do projeto.

Durante uma semana, estudantes de escolas da rede pública, colônias de pesca, conselhos comunitários, instituições filantrópicas, grupos culturais e artísticos e associação de capoeira participaram de uma programação com o foco na conservação da fauna marinha.

Aconteceram palestras, oficinas sobre procedimentos emergenciais que devem ser tomados ao se deparar com animais feridos ou encalhados na praia, teatro de fantoches, jogos interativos, exibição de documentários, mutirões de limpezas de praias (ação comunitária para coleta de resíduos e sensibilização dos moradores quanto às ameaças que o lixo representa à biodiversidade marinha) e observação de avifauna local.

As ações foram realizadas por uma equipe de biólogos e médicos veterinários com papel de facilitar a troca de aprendizado com o público.

Fotos: Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Areia Branca

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade