Luciano Oliveira - [email protected]

Fundac intensifica os preparativos visando a abertura do Festival de Teatro no dia 15

IVIPANIM CLUBE DE AREIA BRANCA Ivipanim Clube está sendo preparado para sediar o Festival de Teatro  

Enquanto o Ivipanim Clube passa por mudanças para receber o II Festival Municipal de Teatro (II Femut 2010) os treze grupos de teatro que vão apresentar seus textos nos dias 18, 19 e 20 deste mês, intensificam os ensaios. Esses grupos são compostos por alunos matriculados em escolas das redes municipal, estadual e privada.

O festival é uma iniciativa da Prefeitura de Areia Branca e da Fundação Areia Branca de Cultura (Fundac) com o objetivo de promover a cultura local, por meio da arte cênica. Com o tema “Diversão e arte para qualquer parte”, o evento deste ano homenageia o Grupo Teatro Quintal, que foi um verdadeiro ícone da dramaturgia areia-branquense.

A abertura do festival será no próximo dia 15 com uma recepção às autoridades, empresários, grupos culturais, representantes dos grupos selecionados a participarem do evento, imprensa, entre outros convidados.

Na oportunidade será proferida uma palestra sobre “Arte a serviço da paz”, com as presenças dos oficineiros Solange Gameiro, diretora e professora de ballet da Escola de Danças do Teatro Alberto Maranhão (TAM), uma das escolas mais conceituadas em dança erudita do Nordeste; Di Carlos, cenógrafo e estilista do Zas Tras Shopping Casa Show; e Ricardo Buiú, ator e produtor cultural da Fundação José Augusto (FJA), todos de Natal.

ALINE, TEATRO O evento esta previsto acontecer no Ivipanim Clube, dia 15, a partir das 20h. As oficinas de dança, teatro e cenografia estão programadas para os dias 16 e 17 no Ivipanim e na Fundac, nos três horários, destinadas a todos os agentes envolvidos com o festival. No período de 18 a 20 os grupos estarão apresentando suas peças.

A talentosa Aline Francilurdes é uma grata revelação do teatro areia-branquense, já tendo atuado em bons espetáculos, como a peça “Deusa Negra”

A presidente da Fundac, Maria Edvanda Pereira e sua equipe, responsável pela execução do festival, conta com total apoio do prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza” (PP), que considera o evento de suma importância para a propagação da arte no meio estudantil e como forma de introduzir a dramaturgia no cotidiano sãs pessoas.

Na sua política de incentivar a participação da iniciativa privada nos eventos de cunho sociocultural, o prefeito “Souza” tem conseguido atrair a parceria de importantes empresas sediadas no município. No caso do Festival de Teatro, o projeto conta com o apoio da Norte Salineira S/A (Norsal), empresa que além de absorver parcela significativa da mão-de-obra local, desenvolve um trabalho social abrangente.

O importante nesse projeto, é que outros empresários da cidade estão despertando para o fato de que a arte e uma maneira de educar e formar cidadãos, uma estratégia para afastar os jovens dos caminhos que muitas vezes os levam a uma viagem sem volta.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade