
A Frente Parlamentar e Popular em Defesa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) foi lançada nesta quinta-feira, 1º de dezembro, na Câmara Municipal de Mossoró, uma iniciativa do vereador professor Francisco Carlos (PP). A frente possui 15 membros indicados pela Câmara Municipal e pelos segmentos da Uern.
A solenidade foi prestigiada por servidores da Uern, autoridades políticas e personalidades que têm seu nome marcado na história de 48 anos da instituição, como os ex-reitores Elder Heronildes e Maria das Neves Gurgel, além da viúva de Laplace Rosado, Joana D´Arc Fernandes Coelho.
Em sua fala, o reitor Pedro Fernandes ressaltou a importância da Uern para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte e apresentou números que mostram que a Uern não representa um “peso” para o RN. “Em 2015 representamos 2,6% de todas as despesas do Estado. Com relação ao custeio e investimento, esse percentual foi de 0,14%”, afirmou Pedro Fernandes.

O reitor lançou o primeiro vídeo da campanha “Uern para todos, em todo o RN”, desenvolvida pela Agecom/UERN com a colaboração de alunos e servidores de todos os Campi da Uern e o apoio da Uern TV.
Vereadores da atual e da próxima legislatura estiveram presentes à solenidade, bem como a prefeita eleita Rosalba Ciarlini (PP). O deputado estadual Manoel Cunha Neto, “Souza” (PHS), também prestigiou a Universidade, juntamente com a futura deputada estadual Larissa Rosado (PSB), que toma posse a partir de janeiro de 2017.

O presidente da Associação dos Docentes da Uern (Aduern), professor Lemuel Rodrigues também discursou e falou sobre a união de forças em defesa do ensino público e de qualidade. Posição também defendida pelo presidente do Sindicato dos Técnicos da Uern (Sintauern), Elineudo Melo. Representando o movimento estudantil, a aluna Andreza Maria, uma das coordenadoras do DCE, cobrou uma agenda de atividades da Frente Parlamentar e Popular.



Fotos: Divulgação/CMM