Município prioriza a atenção às crianças por meio de ações de alcance social
Traçar políticas públicas para crianças e adolescentes de zero a 17 anos, principalmente os que vivem em áreas do município que concentram famílias de baixa renda, é o objetivo do I Fórum Comunitário do Selo Unicef que acontece nesta quarta-feira, 25,
Realizado pela Prefeitura de Areia Branca por meio dos segmentos envolvidos, o Fórum acontece das 13h às 18h, no salão de eventos do Educandário Nossa Senhora dos Navegantes.
“No Fórum Comunitário do Selo Unicef a comunidade terá vez e voz para falar das suas dificuldades e de seus anseios e dentro da realidade em que vivem serão traçadas metas para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”, explica a articulador do Selo Unicef em Areia Branca, assistente social Francisca Batista.
Para a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDCA), Isabel Mendonça de Alexandria Cavalcante, o Fórum objetiva discutir sobre a situação das crianças e adolescentes do município, a fim de que seja elaborado um diagnóstico e o Plano de Ação das Políticas Públicas para a categoria.
Ela acrescenta que as metas deverão ser cumpridas até o ano de 2012. Mas para essa construção coletiva, a participação dos diversos setores da sociedade local é de sua importância no evento.
De acordo com a programação do Fórum Comunitário, as atividades iniciam às 12h30, com recepção dos visitantes. Às 13h, acolhida dos participantes; ás 13h30, abertura oficial; 14h, apresentação da metodologia do I Fórum Comunitário, pela coordenadora Isabel Mendonça de Alexandria Cavalcante; 14h20, apresentação do Diagnóstico da Infância e Juventude, pelo relator Luiz Oliveira Júnior; 15h, início do trabalho de grupo de acordo com os objetivos de impacto social do Selo.
A conquista do Selo Unicef – Município Aprovado ocorre por meio de ações de mobilização, diálogo e troca de experiências que possibilitam a construção conjunta de idéias, propostas e ações que melhorem os indicadores sociais do município.