Luciano Oliveira - [email protected]

Forças de segurança pública do RN definem ações para o período e para dia da votação

ELEIÇÕES 2010 OFICIALDirigentes de forças de segurança pública do Estado se reuniram nesta quinta-feira, 12, pela manhã no Plenário do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) para tratar das ações que serão desenvolvidas durante o período eleitoral e no dia da votação. O encontro foi coordenado pelo presidente da Corte Eleitoral, desembargador Expedito Ferreira de Souza. Ele lembrou que 20 municípios tiveram os pedidos de envio de força federal, feitos pelos juízes das respectivas zonas eleitorais, deferidos pelo Tribunal. O próximo passo é a apreciação dessas solicitações pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Utilizamos um critério muito rigoroso na análise desses pleitos, observando a situação de cada cidade” – destaca o presidente do Tribunal.

TRE REUNIÃO O secretário da Segurança Pública e da Defesa Social, Cristóvam Praxedes, enfatiza que as condições são favoráveis à garantia da segurança das eleições, destacando a importância da presença das tropas federais nas localidades onde o clima de disputa estiver mais acirrado.

“As tropas federais sempre são um reforço importante para as eleições”, observa o corregedor regional eleitoral, desembargador Claudio Santos, acrescentando que o próprio presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandovski estará no Rio Grande do Norte, no final de agosto, para ver como está a preparação das eleições no Estado, sobretudo em cidades onde haverá votação com identificação biométrica. “Somos um dos Regionais mais organizados em preparação de eleições e que se saiu muito bem nos trabalhos para implementação do voto biométrico, o que aponta para o recadastramento de eleitores de Natal em 2011”, reforça o corregedor.

Para o procurador regional eleitoral, Ronaldo Chaves, reunir os órgãos de segurança atuantes no Rio Grande do Norte é fundamental para prevenir problemas antes ou no dia da eleição. “O Estado está todo coberto com a atuação do Ministério Público Eleitoral, do TRE, das Polícias e das Forças Armadas”, ressalta, ao lembrar que nesta eleição a Polícia Federal tem 60% de seu efetivo no território potiguar empregado no acompanhamento das eleições.

Zonas com Pedidos de tropas federais deferidos pelo TRE/RN:

– 7a ZE SÃO JOSÉ DE MIPIBU : São José de Mipibu
– 30ª ZE MACAU : Macau e Guamaré
– 31ª ZE CAMPO GRANDE : Campo Grande, Paraú e Triunfo Potiguar
– 35ª ZE APODI : Apodi, Severiano Melo, Itaú, Felipe Guerra e Rodolfo Fernandes
– 36ª ZE CARAÚBAS : Caraúbas
– 38ª ZE MARTINS : Serrinha dos Pintos
– 44ª MONTE ALEGRE : Lagoa Salgada
– 45ª CAICÓ : São Fernando e Timbaúba dos Batistas
– 47ª PENDÊNCIAS : Pendências e Alto do Rodrigues
– 48ª PEDRO AVELINO : Pedro Avelino
– 52ª SÃO BENTO DO NORTE : Galinhos

Zonas : 11
Municípios : 20
Eleitorado : 176.707 cidadãos aptos a votar

* O TSE deve se pronunciar a respeito da autorização dos pedidos de forças federais nas próximas semanas.

Fonte: TRE/RN

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade