Fiocruz recebe IFA para produção de 12 milhões de vacinas da AstraZeneca/Oxford

Chegada ao Brasil de nova remessa de IFA (Foto: Divulgação/Ministério da Saúde)

Os dois lotes do Ingrediente Farmacêutico Ativos (IFA) que serão usados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para a produção de 12 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 da AstraZeneca/Oxford, chegaram, às 17h54 de sábado, 22,, no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro.

Com a chegada da nova remessa, a Fiocruz retoma na terça-feira, 25, os trabalhos na linha de produção da vacina contra a Covid-19. A produção da vacina só será retomada na terça-feira porque são necessários três dias para o descongelamento do IFA.

Dos 14 lotes acordados com a AstraZeneca, 10 já foram recebidos. A previsão é de que o restante seja entregue nos meses de junho e julho.

Inicialmente, a fundação havia informado que apenas um lote chegaria no sábado. De acordo com a Fiocruz, houve uma antecipação da remessa que estava prevista para o dia 29 de maio.

Na sexta-feira, 21, a Fiocruz enviou ao Ministério da Saúde mais 6,1 milhões de doses do imunizante da AstraZeneca contra a Covid-19. O carregamento chegou no sábado ao centro de distribuição do ministério.

A fundação ainda negocia com o laboratório AstraZeneca um novo contrato para o recebimento de lotes adicionais de IFA, para tentar evitar novas paradas na produção da vacina a partir da agosto. Isso porque o contrato de transferência de tecnologia, que possibilitará a produção do IFA 100% nacional, ainda não foi assinado.

A expectativa da Fundação Oswaldo Cruz é de assinar, nesta semana, os dois novos contratos com a AstraZeneca. Um que prevê o envio de mais Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) da China e o outro, que permitirá a incorporação de toda a tecnologia desenvolvida pelo laboratório para produzir a vacina 100% brasileira. (Com informações CNN Brasil).

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *