Luciano Oliveira - [email protected]

Festividades em homenagem a Iemanjá iniciaram ontem com o encontro da mulher abordando a temática do aborto

TRADICIONAL FESTA EM HOMENAGEM A IEMANJA REÚNE CANDOMBLECISTAS E UMBANDISTASHomenagens à rainha do mar atraem adeptos e simpatizantes da cidade e da região   

Ontem, 27, teve início a programação em homenagem ao mais popular orixá do Brasil, Iemanjá, que durante os próximos quatro dias será reverenciada pelos candomblecistas e umbandistas existentes em Areia Branca.

A festa em alusão à deusa do mar vai até o dia 31, quando acontece a entrega de presentes, em cerimônia realizada nas águas do rio Apodi/Mossoró.

De acordo com a programação, ontem começou o 8º Encontro Cultural com o “Encontro da Mulher”, tendo como temática “O aborto”. O evento foi realizado na Câmara Municipal de Areia Branca, às 19h, dentro das atividades da Festa de Iemanjá 2013, que segue até o dia 31.

O ponto alto da programação será o tradicional Cortejo de Iemanjá 2013, no dia 31, às 16h, com concentração em frente à Casa de Cultura de Matriz Africana (Ìlê Asè), na rua Duque de Caxias, 362, Centro.

No dia 31, data da entrega dos presentes, ou oferendas a Iemanjá, os adeptos e simpatizantes do candomblé sairão às 16h, em caminhada do Ìlê Asè até o Cais Tertuliano Fernandes.

Ali será o local do embarque das pessoas e da “panela enfeitada” contendo as oferendas que serão levadas asa proximidades da praia do Pontal, onde acontece o encontro das águas do mar com o rio Apodi/Mossoró.

O cortejo chega a atrair mais de cinco mil pessoas entre adeptos, simpatizantes e curiosos. Esse crescimento fez com que o evento conquistasse outros segmentos locais, desde o empresariado do setor  marítimo, que cede a embarcação que leva o pessoal que conduz as oferendas até o local onde a mesmas  são depositadas no mar, até o apoio do governo municipal, por meio da Fundação Areia Branca de Cultura (Fundac), por considerar a festa uma manifestação cultural com raízes profundas no município.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade