O I Festival Gastronômico do Atum movimentou a região da Costa Branca Potiguar no final de semana. Foram três dias de eventos, de 30 de novembro a 2 de dezembro de 2018, com espaço para o debate científico sobre a regulamentação da pesca e a urbanização do cais, ações de cidadania para pescadores, exposição de artesanato, mostra gastronômica e degustação de pratos do atum, fomento de negócios da atividade pesqueira e shows musicais.
O festival apresentou 20 estandes, praça de alimentação e palco para apresentações das bandas. A proposta inovadora para a cidade, com uma estrutura diferenciada, encheu os olhos do povo de Areia Branca e dos turistas, que não esconderam a felicidade com a programação. Entre os muitos visitantes ilustres, no domingo, 2, terceiro e último dia do festival, a prefeita Iraneide Rebouças (PSD) recebeu o médico e deputado estadual eleito, Dr. Bernardo Amorim (Avante) e a esposa Kaline Amorim.
O sucesso do Festival Gastronômico do Atum, já o consolidou na agenda dos eventos da cidade. A primeira edição foi realizada pela Prefeitura Municipal, por meio das gerências de Turismo, Pesca e Gestão Ambiental, com apoio da Associação dos Proprietários de Barco de Pesca do RN (Aspern). Um dos pontos altos foi a degustação gratuita de pratos à base do atum. De acordo com o gerente de Pesca, David Azevedo, foram oferecidas cerca de 15 mil degustações, em dois dias.
O evento reuniu ainda 14 expositores, entre restaurantes de Areia Branca e Mossoró, empresas, artesãos e hotel, que ocuparam os stands cedidos, gratuitamente, pela Prefeitura. “Um evento muito bacana pra cidade de Areia Branca, dando oportunidade para todo mundo provar do melhor da culinária da cidade e a prefeitura está de parabéns. Eu nunca pensei que ia ter um evento dessa proporção aqui nessa cidade, muito organizado, está de parabéns! Só tenho a agradecer”, disse o chefe de cozinha Marcos Maciel.
A prefeita Iraneide confirmou a realização do segundo ano do evento e fez agradecimentos aos envolvidos. “Quero agradecer aos expositores, ao apoio fundamental da Associação dos Proprietários de Barco de Pesca do Rio Grande do Norte (Aspern), a todos os servidores que atuaram na organização, e ao púbico pela participação em grande número. Areia Branca desponta como principal polo atuneiro do Estado e nós precisamos incentivar essa atividade. É bom para a economia, para os empregos e para divulgarmos esse alimento tão saudável. Em 2019 tem mais festival, maior e melhor!”, finalizou. (Com informações jornalista Ledson França).
Fotos: Evandson Bernardo