Gastronomia, música, arte e cultura são os ingredientes para o próximo final de semana que promete ser o mais movimentado do ano, em Areia Branca. Apesar de ter a pesca como uma das bases de sua economia e meio de subsistência de milhares de pessoas, pela primeira vez a cidade sediará um evento voltado para essa matéria-prima.
Neste sábado, 30, a Prefeitura de Areia Branca, por meio das Gerências da Pesca e do Turismo, fará a abertura do I Festival Gastronômico do Atum. A programação é extensa e variada e prossegue nos dias 1º e 2 de dezembro.
Iniciativa da prefeita Iraneide Rebouças (PSD, entre outros segmentos o festival conta com o apoio da Associação dos Proprietários de Barcos de Pesca do Rio Grande do Norte (Aspern), por intermédio do seu presidente, Pedro Gilson Dias de Araújo, o Pedro do Atum.
O empresário elogiou a prefeita pela iniciativa e está entusiasmado com o evento, pois era algo que ele sonhava realizar desde que se estabeleceu em Areia Branca, a pouco mais de cinco anos.
O festival começa na sexta, com abertura solene às 8h, na Câmara Municipal. O destaque da programação neste primeiro dia, será o 1º Fórum: “Regulamentação da Pesca de Atuns e Afins em Cardumes Associados”.
Às 9h, abordagem sobre “Normas da ICCAT para a regulamentação e gerenciamento da pesca de atuns e afins no Brasil”. Às 11h, Coffee break. Às 11h30, entrega de licenças de pesca das embarcações.
No sábado, 1º de dezembro, no largo do Palacete Municipal e extensão da Rua Coronel Fausto, onde será montada a estrutura do evento, a prefeitura e secretarias envolvidas realizam uma ação de cidadania na área da saúde para o pescador e família.
As atividades iniciam às 8h, com o lançamento da Campanha Dezembro Vermelho e sequencia com os seguintes atendimentos: Assistência Jurídica, Emater-RN, saúde odontológica, saúde do homem, corte de cabelo, dia de beleza, atividades para as crianças e outros.
Ainda no sábado, às 20h, abertura do I Festival do Atum de Areia Branca, com degustação e venda de pratos à base de atum e exposição de artesanatos locais.
No palco, às 22h, banda Paranóicos e 0h, Ronny Mega e Banda.
Domingo, 2, a partir das 20h, degustação e venda de pratos à base de atum e exposição de artesanatos locais.
No palco, às 22h, show da banda Forró dos 3.