A Festa de Nossa Senhora das Graças, padroeira de Messias Targino, chega ao seu final nesta terça-feira, 27, depois de 10 dias de muita celebração religiosa e festejos sociais em Messias Targino e também em Mossoró com as celebrações realizadas pela peregrinação da imagem nas residências de messienses ausentes que residem em Mossoró.
De acordo com a secretaria municipal de Educação, Leidiane Fernandes, a festa contou com o apoio da Prefeitura Municipal, empresários locais e apoiadores que proporcionaram um dos maiores eventos já realizados na cidade. “A prefeitura oferece toda a estrutura para a programação social e os empresários e patrocinadores promoveram as atrações, com bandas todas as noites. Toda a arrecadação obtida com, bingo, leilão e outras atividades serão revertidos para as obras do salão paroquial e melhoria da infraestrutura da igreja”, acrescentou.
A programação religiosa da segunda-feira, 26, teve a homenagem aos afilhados de Nossa Senhora das Graças, que teve entre os homenageados, a prefeita Shirley Targino (PR).
A vasta programação, para marca o final dos festejos neste ano de 2018, começou logo nas primeiras horas desta terça, com a tradicional, alvorada às 5h da manhã, e dois momentos de repique de sinos. Depois a programação teve sequencia com o ‘Acorda Messias’ com músicos percorrendo as principais ruas da cidade. Logos após houve café da manhã compartilhado e corrida ciclista. À tarde, haverá a tradicional procissão e a noite o encerramento dos festejos sociais.
Um dos pontos altos da festa será a apresentação do espetáculo Auto de Nossa Senhora das Graças, de responsabilidade da companhia artística Sertão Alegre, formada por jovens da cidade de Messias Targino.
A peça teatral será apresentada logo após a Santa Missa de encerramento, no adro da Capela de Nossa Senhora das Graças.
Auto de Nossa Senhora chegará à sua quinta edição
Em 2018 o Auto de Nossa Senhora chega à sua quinta edição, e conta com a participação de vinte atores e atrizes, que são crianças e jovens, segundo Jocielma Silva, coordenadora do grupo Sertão Alegre.
Para este ano, o texto do Auto de Nossa Senhora é da professora e escritora messiense Margarida Barbosa.
Nesta edição, segundo a coordenadora Jocielma Silva, o Auto contará a história de construção da Capela de Nossa Senhora das Graças, destacando a ação de diversos messienses que contribuíram decisivamente para a edificação da Igreja.
O grupo Sertão Alegre, que, segundo a sua coordenadora Jocielma Silva é “uma companhia de teatro, dança e diversidade cultural”, antes contava com o apoio da Visão Mundial, uma organização não-governamental que atuava em vários municípios do Oeste do Rio Grande do Norte, inclusive em Messias Targino.
Agora, mesmo sem o apoio da entidade, o grupo segue a sua caminhada. As crianças e os jovens que dele fazem parte dedicam-se voluntariamente às atividades da companhia e recebem o apoio, na forma de doações, de pessoas, empresas e entidades da comunidade messiense.
Fotos: Cedidas