Festejos de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do município, encerram hoje com a tradicional procissão

06Procissão com a imagem da santa é o ponto alto dos festejos da padroeira do município (Foto: Jair Silva/2014)

Nesta terça-feira, 8 de dezembro, é feriado municipal em Areia Branca, em comemoração ao dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do município.

A festa em alusão à data começou no dia 29 de novembro e encerra hoje, com vasta programação desenvolvida pela paróquia.

“A Imaculada Conceição nos convida a sermos leigos e leigas misericordiosos” é o tema geral da festa de Nossa Senhora da Conceição, deste ano.

A programação deste feriado religioso começa às 6h, com o Ofício Mariano e café comunitário. Às 9h, haverá Missa Solene e Celebração dos 41 Anos da Legião de Maria, na Igreja Matriz, tendo como celebrante o padre Cézar Teixeira, pároco da cidade.

Às 12h, Badalada de Sinos; 17h, Pôr do Sol; e às 18h, começa a tradicional procissão com a imagem da santa saindo da igreja matriz e percorrendo as ruas da cidade. Às 19h, Missa de Encerramento e descerramento das bandeiras, com padre Cézar Teixeira como celebrante.

No palco montado no largo da matriz, após as celebrações religiosas haverá show com os cantores da terra Igor Santos, Kerson Luís e
Jimmy Rodney.

Origem

No Brasil existem cerca de 533 paróquias dedicadas à Virgem Imaculada. A primeira imagem chegou em uma das naus de Pedro Álvares Cabral.

O culto à Imaculada Conceição no Brasil teve início na Bahia, quando Tomé de Souza chegou a Salvador trazendo uma escultura da santa.

Ela foi protetora do país no período colonial e foi proclamada Padroeira do Império Brasileiro por D. Pedro I.

Já no despontar do século XX o título cedeu lugar a Nossa Senhora de Aparecida, que é uma antiga imagem da Imaculada Conceição encontrada nas águas do rio Paraíba do Sul.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *