A confecção de tapetes coloridos na “Rua da Frente” é uma tradição em Areia Branca
Nesta quinta-feira, 19, é feriado de Corpus Christi e milhares de fiéis participam das atividades da Igreja para relembrar o mistério da Eucaristia. Em Areia Branca, o ponto alto da programação em alusão à data, é a confecção de tapetes coloridos na rua do Cais Tertuliano Fernandes, a popular “Rua da Frente”.
Ontem, 18, numa reunião com a prefeita Luana Bruno (PMDB), o pároco da cidade, padre Cezar Teixeira, recebeu da gestora a confirmação de que a prefeitura disponibilizará uma equipe para dar apoio aos trabalhos da paróquia em torno do feriado santo.
O padre Cezar Teixeira convida as pastorais, os movimentos ligados à Igreja e a comunidade em geral para a partir das 5h de hoje colaborar com a confecção dos tapetes de sal.
De acordo com o sacerdote, às 16h30 haverá uma grande concentração em frente a igreja matriz para a procissão, cujo encerramento será com a missa “A Hora da Graça”.
Corpo de Cristo
Confecção de tapetes de sal mobiliza a comunidade católica (Foto/Reprodução: Carlos Júnior)
Os tapetes de sal são tradições na festa de Corpus Christi, do latim Corpo de Cristo. A tradição dos tapetes feitos com sal e serragem é uma demonstração de amor à Igreja e ajudam a embelezar a celebração.
A festa de Corpus Christi é uma das celebrações mais importantes do Cristianismo, que relembra a instituição do sacramento da Eucaristia.
O dia é comemorado sempre na quinta-feira seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, ocorre no primeiro domingo após Pentecostes (celebrado 50 dias depois do Domingo de Páscoa).
A decisão da Igreja Católica de escolher um dia para celebrar o mistério da Eucaristia se dá pela importância do sacramento, instituído pelo próprio Jesus Cristo.
A quinta-feira foi o dia da semana escolhido para a celebração em referência à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição desse sacramento.