Um “buraco” no céu de Peruíbe, no litoral de São Paulo, chamou a atenção e assustou moradores da cidade. O g1 apurou junto a um especialista que, apesar do formato incomum, a nuvem não está associada a tempestades ou riscos à população. A notícia é do g1.
Os registros foram feitos em diferentes pontos da cidade. A dona de casa Priscilla Giusti, de 54 anos, ficou assustada com o fenômeno quando tirou a foto na Praia do Centro (veja abaixo).
“As nuvens estavam estranhas, mas do jeito que se abriram, parecia algo de outro mundo”, comentou a moradora.
Fenômeno incomum
O especialista em Meteorologia e Agrometeorologia do Canal Geoastrodicas, Rodolfo Bonafim, explicou que o fenômeno é conhecido como “Altocumulos estratiforme” e considerado incomum.
De acordo com ele, o tipo de nuvem é “inofensivo” e não tem relação com tempestades, podendo estar associado à previsão do surgimento de uma área de baixa pressão no mar.
“As imagens registram o momento em que gotículas de água, ao subirem a níveis médios da atmosfera, alcançaram temperaturas negativas [abaixo de zero], tornando-se minúsculos cristais de gelo, propiciando a formação do ‘buraco’ no centro da nuvem”, explicou Bonafim.

O especialista acrescentou que o fenômeno também pode é popularmente conhecido como “Fallstreak hole”.
A situação gerou curiosidade em internautas, que comentaram sobre o assunto na página “Soul Peruíbe”. Alguns afirmaram que a formação entre as nuvens seria a manifestação de extraterrestres visitando o planeta Terra, outros teorizaram a formação de um “portal”.
Histórico
Peruíbe tem despertado o interesse da comunidade científica. No início de 2010, a administração municipal implantou um “Roteiro Ufológico” que passa por vários pontos da cidade.
Em 2017, equipes da prefeitura e pesquisadores investigam o suposto pouso de um Objeto Voador Não Identificado (OVNI). Moradores relataram terem visto uma luz em um terreno durante a madrugada, e encontraram a vegetação amassada ao amanhecer.
