Luciano Oliveira - [email protected]

A tradicional procissão marítima em festejo a Nossa Senhora dos Navegantes levou fé e devoção as águas do rio Ivipanim

Fé e devoção na tradicional procissão marítima de Nossa Senhora dos Navegantes

A tradicional procissão marítima em festejo a Nossa Senhora dos Navegantes levou fé e devoção às águas do rio Ivipanim

“Hoje é um dia muito especial para os filhos de Areia Branca, quando os católicos comemoram a história de fé e devoção a Nossa Senhora dos Navegantes. Para todos, meus desejos de uma celebração de paz, amor e respeito aos cuidados sanitários nesse tempo de pandemia”.

A mensagem acima é da prefeita de Areia Branca, Iraneide Rebouças (PSDB), postada nas suas redes sociais na manhã deste domingo, 15, feriado municipal em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira dos marítimos.

A festa que em 2021 completa 110 anos de tradição, iniciou no último dia 5 e terminou neste domingo. Mas a programação da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Areia Branca vai até  esta segunda-feira, 16, quando é celebrada a Festa de São João Bosco.

A exemplo de 2020, a festa este ano foi realizada em conformidade com o Decreto Municipal que estabelece medidas de prevenção de combate ao coronavírus (Covid-19), porém mais flexível devido a melhora do quadro pandêmico no município.

O último dia de programação teve como destaque a procissão marítima, que começou por volta das 8h30 com os preparativos para o embarque dos peregrinos, no Cais Tertuliano Fernandes.

A Prefeitura de Areia Branca, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), e a Agência da Capitania dos Portos atuaram em parceria na adoção de medidas e providências necessárias para garantir a segurança dos fiéis e devotos da santa durante a procissão marítima.

Em respeito às medidas sanitárias o número de barcos foi bastante reduzido, assim como a quantidade de fiéis em cada embarcação. Como nos anos anteriores, o passeio dos barcos pelas águas do rio Apodi-Mossoró foi puxado pela lancha São Francisco, que conduzia a imagem da santa, tendo a bordo o bispo diocesano dom Mariano Manzana, o pároco local, padre Alfredo Boldori, outros sacerdotes e  grupos das pastorais da paróquia.

Pela manhã teve ainda, a celebração da Missa do Peregrino, presidida por dom Mariano Manzana.

Em Grossos, a passagem da procissão foi saudada pelos fiéis que lotaram o cais e o calçadão da prainha

Na parte da tarde, por volta das 17h, houve a carreata com a imagem da santa, saindo da matriz para a Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, onde foi celebrada missa campal na quadra do Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco, encerrando as festividades alusivas à protetora dos navegantes.

Fotos: Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Areia Branca

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade