
Localizado na microrregião de Pau dos Ferros, o município de Viçosa pode-se dizer é o início de um roteiro de aventuras, ecoturismo e boa gastronomia cuja culminância são os paraísos serranos Martins e Portalegre, seus vizinhos mais próximos.
Cachoeira, banho de bica, os famosos mirantes e os aconchegantes hotéis Serrano (Martins) e Portal da Serra (Portalegre) já são conhecidos por muitos. Mas no meio do caminho, em Viçosa, tem o Rancho Alegre – Restaurante Fazenda. Ou Fazenda Rancho Alegre, como diz a placa em granito, logo na entrada.
Trata-se de um ambiente rústico, simples, encravado numa área castigada pela aridez predominante na região, porém cheio de encantos e atrativos naturais.
O Rancho Alegre foi instalado a poucos quilômetros da zona urbana de Viçosa, numa propriedade ociosa pertencente ao empreendedor Paulo César Paiva. Ele nem era do ramo quando resolveu se estabelecer comercialmente no local, “fazendo uma comidinha caseira nos finais de semana”.

Isso, coisa de dois anos atrás. A comidinha agradou e os frequentadores incentivaram “seu” Paulo a ampliar o negócio e funcionar diariamente, em vez de somente nos finais de semana. Pronto, nascia a Fazenda Rancho Alegre, que hoje recebe famílias inteiras, excursões e até casamentos são comemorados no local.
O restaurante prioriza a comida genuinamente regional. No cardápio galinha caipira, carne de criação (o carneiro cozido e passado na manteiga para ficar “apertadinho” é uma delícia!), peixe de água doce, além de outras opções conforme o gosto do cliente. A comida é de primeira e os preços convidativos.
Quem for com a família, tem muito espaço para as crianças brincar, muitos animais soltos (pato, galinha, guiné – galinha d´angola), pônei e breve charrete puxada a cavalo para os passeios mais longos.

Lá, nada de ambiente fechado. Tem mesas espalhadas por tudo quanto é canto. Um sistema de gotejamento parecido com os usados em irrigação de plantas foi instalado em toda a área, mantendo-a climatizada.
Enquanto você aproveita o cenário natural ao redor e as crianças se divertem, se quiser pedir alguma coisa pra ir “beliscando” enquanto aguarda o almoço ou o jantar, é só tocar o chocalho para ser atendido. Sim, os chocalhos estão sobre as mesas.
Na fazenda Rancho Alegre não tem hospedaria, mas também não tem hora para fechar. “O Cliente aqui manda, pode chegar pela manhã e sair somente à noite ou na manhã seguinte. Queremos que todos se sintam em casa”, reforça “seu” Paulo.
Como chegar

Para chegar à Fazenda Rancho Alegre é fácil. Basta pegar a RN-177 a partir de Viçosa, sentido Portalegre e ficar de olho nas placas indicativas. Da pista até a fazenda a estrada é carroçável, um curto percurso. Para obter mais informações é só ligar (84) 99964-7551 (TIM ) e falar com Paulo César.
Fotos: Luciano Oliveira