Luciano Oliveira - [email protected]

Governadora Fátima Bezerra tem aprovação maior que desaprovação - (Foto: Eduardo Maia)

Fátima tem aprovação de 47% dos potiguares e segurança é maior problema do RN, aponta pesquisa

Governadora Fátima Bezerra tem aprovação maior que desaprovação (Foto: Eduardo Maia)

A segunda gestão da governadora Fátima Bezerra (PT) tem um índice de aprovação maior que o de desaprovação, segundo dados de uma pesquisa realizada pelo Instituto Seta na semana passada. É o primeiro levantamento do tipo a ser divulgado em 2023 no Rio Grande do Norte.

Reeleita em 2022 ainda no primeiro turno, a petista tem o governo aprovado por 47,1% dos entrevistados, de acordo com a pesquisa. A desaprovação é de 43%. Outros 9,9% não sabem ou não quiseram responder.

A pesquisa também pediu aos entrevistados que listassem até três problemas que eles consideram como os principais do Estado.

Na avaliação dos pesquisados, o maior problema do Estado sob a gestão de Fátima Bezerra é a segurança pública, citada por 26,9% dos entrevistados na 1ª resposta.

Em março, o Estado enfrentou uma onda de violência, com depredação de veículos e prédios. Foram pelo menos 300 ataques criminosos realizados em dezenas de cidades.

Na lista dos problemas elencados pelos potiguares, depois da segurança aparece a saúde, citada por percentual quase igual na 1ª resposta: 26,7%. Em abril, a governadora teve de enfrentar uma greve de servidores da saúde, o que ocasionou a superlotação de hospitais. Além disso, o Estado tem uma fila de quase 30 mil pessoas na espera por uma cirurgia.

Na sequência dos problemas, são citados educação (9,7%), pavimentação (7,5%), emprego e renda (4%), infraestrutura (3,4%), economia (1,6%) e trânsito/transportes (1,4%). Outros problemas foram citados, mas por menos de 1% dos entrevistados, cada.

Educação

A pesquisa também pediu aos entrevistados para que fizessem uma avaliação da rede pública estadual de ensino. Fátima forjou sua trajetória política da educação, tendo iniciado como militante sindical.

Entre os que têm filhos na escola, 45,9% avaliam a qualidade da educação ofertada na rede estadual como “ótima” ou “boa”. Outros 31,9% classificam como “regular”. E 21,9% avaliam como “ruim” ou “péssima”.

Dados

A pesquisa do Instituto Seta ouviu 1.700 pessoas em 51 municípios do Estado entre os dias 22 e 24 de maio. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou menos, com índice de confiança de 95%.

Com informações Portal 98 FM Natal

 

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade