Luciano Oliveira - [email protected]

A vereadora Fátima Luz ao lado do Capitão-Tenente Elcimar, agente da Capitnaia dos Portos local, e os secretários Roberto Teixeira (Segurança Pública) e Dario Lima (Gabinete Civil)

Fátima Luz participa de cerimônia pelos 105 anos da Capitania dos Portos em Areia Branca

A vereadora Fátima Luz ao lado do Capitão-Tenente Elcimar Machado, agente da Capitania dos Portos local, e os secretários Roberto Teixeira (Segurança Pública) e Dario Lima (Gabinete Civil)

Na tarde da última segunda-feira, 27, a vereadora Fátima Luz (PSDB) representou a Câmara Municipal de Areia Branca na cerimônia cívico-militar alusiva aos 105 anos de criação da Agência da Capitania dos Portos no município.

“É sempre um grande prazer participar de eventos como esse, que fazem parte da história do nosso município. Desde já agradeço pelo convite”, externou Fátima Luz.

A parlamentar destacou o importante trabalho desenvolvido pela representação da Marinha do Brasil em Areia Branca, cuja jurisdição abrange 57 municípios localizados no Oeste do Rio Grande do Norte, com 80 km de faixa litorânea, além de barragens, açudes e rios, possuindo mais de 5.000 aquaviários e amadores, e mais de 770 embarcações inscritas na região (Dados de fevereiro de 2018).

A Capitania dos Portos local foi criada por meio do Decreto nº 12.886, de 20 de fevereiro de 1918, assinado pelo Almirante Alexandrino Faria de Alencar, então Ministro de Estado dos Negócios da Marinha.

A Agência foi criada inicialmente com a denominação de Agência da Capitania dos Portos em Mossoró e, somente em 1927, passou a ser denominada de Agência da Capitania dos Portos em Areia Branca, em razão da emancipação do município onde está instalada.

A Agência da Capitania dos Portos é conhecida como “Mamute do Oeste” e tem como missão a salvaguarda a vida humana no mar, a segurança do tráfego aquaviário e a prevenção da poluição hídrica.

Fotos: Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Areia Branca 

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade