Os potiguares Terezinha Barbosa e José dos Santos são casados há 38 anos e juntos tiveram cinco filhos: Sidicley, Sidicarlos, Sidiclaudia, Sidiene e Sidicleia. Na mesma rua em que moram, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, os vizinhos Maria de Lourdes e José Ferreira nomearam seis dos nove filhos de maneira parecida: Sindcarla, Sidyene, Sidnei, Sindiclaudio, Sidclaudia, Sindyane. Além de José Diniz, Cirllyane e Cinthia.
O casal Terezinha e José explicam que o início dos “Sid” começou com o filho mais velho, Sidicley, que recebeu o nome em homenagem a um ex-jogador de futebol do Fluminense, time pelo qual José torce. “Não conheço esse jogador, mas ele é o cara, batizou toda família”, disse Sidicley. Em seguida, nasceram Sidicleia, Sidinaldo, Sidicarlos, até chegar a caçula, Sidiclaudia, que hoje tem 23 anos.
A família recorda com humor as brincadeiras recebidas no bairro, na escola e até na igreja por causa dos nomes incomuns. “Sempre brincam com a gente. Não tem para onde correr. Tento usar só Claudia, Claudinha, mas sempre aparece alguém e fala ‘Sidiclaudia!’ só pra zoar”, disse a filha mais nova, aos risos.
Já na família de Maria de Lourdes e José Ferreira, a origem dos “Sid” e “Sind” foi com a filha mais velha, Sindyane, que teve como inspiração uma placa de loja vista pelo patriarca da família. A quebra na sequência dos nomes ocorreu com Cinthia, pois de acordo com Maria, ela seria a última filha. Mas, ainda vieram mais três, e todos os nomes foram escolhidos pela mãe.
As duas famílias são bem próximas, tanto pelos nomes dos filhos como também pelos nomes dos pais: são dois “Josés”. Mas o que estreita mesmo a relação é amizade de décadas. Sempre estão reunidos em confraternizações e datas comemorativas. “Quando estamos todos juntos e alguém chama “Sid” sai todo mundo pra atender”, disse Sidcleia. (Com informações do G1 RN).