Luciano Oliveira - [email protected]

Família precursora da “bicharada” no Carnaval de Areia Branca mantém a tradição da brincadeira passando de pai para filho, netos e bisnetos

Vicente Brito e Paulo Cesar 2011 OKVicente Brito e o filho Paulo César são precursores da brincadeira com “bicharadas”

Eles podem ser chamados os “heróis da resistência”. Em meio aos obstáculos e dificuldades os irreverentes “ursos” e “bicharadas” dão o ar da graça nesse período que antecede ao Carnaval. Renitentes, tomam conta das ruas nas manhãs e tardes ensolaradas, com suas danças espalhafatosas e o toque inconfundível produzido pelos “cansados” instrumentos.

Faltando poucos dias para o início de mais um Carnaval, os “ursos” estão nas ruas angariando as moedinhas cada vez mais escassas. Mesmo assim eles seguem em frente, aproveitando as vestimentas do ano anterior, outros de “cara limpa”. Mas nenhum com menos entusiasmo do que o outro.

Felipe e João Paulo Brito (1)Hoje, existem poucos “ursos” e “bicharadas” na cidade, mas no passado eles dominavam o Carnaval local.

Felipe e João Paulo, os novos “comandantes” da “bciharada” do BRB

Da nova geração de brincantes, um dos destaques é Paulo César de Brito, um dos fundadores do Bloco Rei da Bicharada (BRB). Ele lamenta que as “espécies” (se referindo aos “ursos” e “bicharadas”) estejam em processo de extinção. “Parte dos veteranos já se foi. É o caso da família Gama,  “Surica”,  “Bitoza”, “Cação”, “Adi”, “Chicão”, “Raimundo Calunga” “Chico da Veia” e muitos outros”, cita com certo saudosismo.

De acordo com Paulo César, além do BRB outros blocos dividiam a preferência do público ao longo dos anos, sendo um dos mais populares, depois do BRB, o Bloco Rei (BR), do saudoso carnavalesco José Lopes da Silva, “Surica”, que hoje no comando de Amaro Gonçalves. Esse bloco é um dos mais antigos, chegando há seis décadas. 

O bloco BRB é um exemplo de superação, pois parte de sua formação, desde os primórdios, consiste na hereditariedade da família Brito, formada pelo veterano carnavalesco Vicente Brito. Depois vieram os filhos, netos, bisnetos e a intenção é que as gerações futuras dos Brito preservem essa brincadeira.

Nesse ano de 2013, o bloco BRB terá uma novidade: está sob o comando de João Paulo e Felipe Paulo, ambos filhos do veterano Paulo César. Os meninos darão continuidade ao bloco para os anos vindouros e alegria dos velhos e novos foliões.bicharada 1             A irreverência dos “ursos” e ”bicharadas” é um, aperitivo para o período de folia

“Foram cerca de 25 anos à frente e como diretor do BRB. Chegou a hora de descansar e passar para essa nova geração, que são meus filhos. Eles saberão conduzir os trabalhos, pois já sabem confeccionar roupas e máscaras. Enquanto isso, darão novas ideias para que possam melhorar a “bicharada” a gosto dos foliões”, comenta Paulo César com ares de sentimentalismo. (Luciano Oliveira – Editor).

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade