Em entrevista coletiva no início da noite desta quarta-feira, 21, o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema (ONS), Luiz Eduardo Barata Ferreira, disse que a falha ocorreu em um disjuntor na subestação Xingu, no Pará.
O apagão que atingiu 13 estados do Norte e do Nordeste do país nesta quarta foi provavelmente causado por uma falha na hidrelétrica de Tucuruí. Essa informação foi passada pela Celpa, a companhia elétrica do Pará.
O ONS ainda não deu mais detalhes sobre o que motivou a falha.
Cidades do Amazonas, Alagoas, Pernambuco, Ceará, Sergipe, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Amapá, Pará, Maranhão, Bahia e Tocantins ficaram sem luz.
A confirmação oficial da causa do apagão pode ocorrer em até 24 horas. Outra possibilidade aventada é uma falha na hidrelétrica de Belo Monte. O próprio ministro das Minas e Energia, Fernando Coelho, chegou a afirmar isso.
Segundo o ONS, a falha no sistema interligado nacional (SIN) ocorreu às 15h48, causando o desligamento de cerca de 18.000MW, majoritariamente localizados nas regiões Norte e Nordeste. Isso corresponde a 22,5% da carga total do SIN naquele momento. (Com informações da Veja).