Luciano Oliveira - [email protected]

Fala, Memória: Trajetória da educadora que cresceu dando aula para as suas bonecas

MARTA CIRILO W A Internet é assim: se você procura, acha. Foi dessa maneira que chegamos a esse texto autobiográfico da educadora Marta Maria Cirilo Wanderley (foto), no qual relata sua trajetória até alcançar a profissão que abraçou.

Marta Cirilo, nome conhecido no setor educacional areia-branquense

Oriunda de uma prole numerosa e de tradição em Areia Branca, Marta Cirilo tem um currículo rico em conteúdo: graduada em Pedagogia com Habilitação em Supervisão pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Especialista em Gestão do Sistema de Ensino pela Uern.

Hoje, atua como Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Areia Branca e Formadora do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar (Gestar II) de Língua Portuguesa. Vale a pena conhecer um pouco mais da trajetória de lutas e conquistas dessa educadora exemplar. (O Editor).

Minha história como profissional

Ao longo da minha vida sempre pensei que seria uma professora, desde a minha infância e parte da adolescência brincava de ser professora, juntamente com uma de minhas irmãs, dava aula para nossas bonecas, nosso quadro de giz era a porta do nosso quarto. Por obediência a minha mãe fiz o ensino médio na Escola Técnica Comercial que formava para o trabalho profissional de auxiliar de escritório.

Alguns obstáculos na minha vida fizeram com que eu interrompesse os estudos. Casei, tive quatro filhos maravilhosos e depois de vinte anos voltei a estudar, por incentivo da minha irmã Tereza que na infância brincava de ser professora. Matriculamo-nos na Escola Desembargador Silvério Soares no curso de Magistério.

Concluímos o Magistério e logo em seguida fizemos vestibular. Infelizmente ela não foi classificada, para minha tristeza ela desistiu dos estudos. Prossegui sozinha, concluí o curso de Pedagogia pela UFRN. Concluída minha formação, prestei concurso na área de educação e logo fui convocada para trabalhar na Escola Municipal Vingt Rosado Maia, depois na escola Municipal Aluizio Alves, lá também assumi a função de formadora dos Parâmetros Curriculares Nacionais para os professores do Ensino Fundamental de 1ª a 4ª séria (1º ao 5º ano) e depois trabalhei na Escola Municipal Professora Geralda Cruz. Nesse espaço de tempo também fiz especialização em Gestão do Sistema de Ensino.

Hoje, exerço a função de Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação onde também coordeno os programas do Gestar I e II e assumo a função de professora formadora do Gestar II.

Pretendo terminar minha carreira profissional na área de educação porque além de todas as dificuldades, existe a esperança de uma educação democrática e de qualidade.

· Postagem de dezembro de 2009 extraída do blog www.gestar2areiabranca.blogspot.com

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade