Luciano Oliveira - [email protected]

Fala, Memória: O verdadeiro significado do “Deus te abençoe!”

A BENÇÃO A experiência de “abençoar” é a mais rica, a mais bela e a mais cheia de significado…

Senhor Miguel Josino Neto, bom dia!

Meu nome é Fabiano – e embora, por um mero detalhe, seja o único do meu clã nascido em Mossoró, – considero-me um areia-branquense “da gema”. Em todos os lugares aonde vou “encho a boca” ao falar da minha querida “salinésia”; inclusive alguns de meus alunos bem como amigos de outras cidades sempre me perguntam ou mesmo brincam e chegam a afirmar: “Você só pode trabalha na Prefeitura”, tamanha é a freqüência com que falo da “terrrinha”, enaltecendo suas qualidades e lhe fazendo apologia, sem me esquecer, é claro, de seus problemas, desafios e dificuldades.

Bem, o motivo deste contato tem a ver com o artigo lido no Blog de Luciano Oliveira, segundo o qual, o texto havia sido extraído do Jornal de Hoje, um periódico de Natal. Chamou-me atenção, além da riqueza de detalhes com que o senhor menciona acontecimentos passados, a temática do texto: BENÇÃO.

De acordo com Guimarães (In: http://linafonseca.blogspot.com) a palavra “ABENÇOAR” vem do hebraico “barach”(se pronuncia barar, com o “r”final bem forte). Em sua etimologia essa palavra possui alguns derivados, como: vrachá (benção); berech (ajoelhar); b’rekah (tanque ou reservatório). Essa raiz aparece centenas de vezes na Bíblia. Porém, afinal, o que significa ABENÇOAR? No sentido hebraico ela quer dizer: “conceder poder a alguém para alcançar prosperidade, longevidade, fecundidade, obter sucesso e muitos frutos”.

Segundo uma versão on-line do Dicionário Aurélio, a palavra em questão quer dizer: 1) “Ação de benzer, ou de abençoar; bendição. 2) Graça divina. 3) Palavras e sentimentos de gratidão”.

Deste modo, analisando as duas acepções percebe-se um distanciamento entre o sentido original da palavra e o significado que lhe é atribuído em nossa língua. Ao compararmos os dois sentidos, percebemos que o original é muito forte ao passo que outro nos remete a um costume da época dos nossos avós que parece ter se perdido nos dias de hoje.

Infelizmente, como o senhor bem coloca, esse costume de pedir e dar a benção de fato quase não existe em nossas casas, talvez porque a instituição família esteja falida; talvez ainda porque ao invés de abençoar e proferir palavras de gratidão, grande parte das pessoas prefere amaldiçoar, nutrir sentimentos como o rancor e a inveja e falar palavras maldosas, dúbias e até ofensivas.

Digo quase porque com a BENÇÃO de Deus, em alguns pouquíssimos lares o costume ainda teima em resistir, a casa de meus pais é um deles. Sempre que vou ao “primeiro lar”, antes de qualquer outra coisa, peço-lhes a benção e eles prontamente respondem o ABENÇOADO “Deus te abençoe”. Detalhe: esse ritual tem um significado todo especial e assim sendo não pode ser feito de qualquer maneira. Explico-me: o meu pai faz questão que estejamos de frente para eles nesta hora BENDITA e SANTA. Quando estou em Areia Branca costumo ir “lá em casa” duas ou três vezes por dia e o bendito ritual se repete sempre que chego e também quando vou embora. Antes de pegar a estrada para viajar para o trabalho não abro mão do “Deus te abençoe!”, “Deus te proteja!”, “Deus te leve em paz e te traga em paz!”. Não importam as palavras, o importante mesmo é o sentimento de amor, de zelo, de carinho e proteção externados através dessas palavras e, sobretudo, a certeza de que são (eles, os pais) os instrumentos da BENÇÃO e da proteção divina para a vida de seus filhos.

Há alguns anos, Deus me concedeu a BENÇÃO de vivenciar o outro lado dessa experiência, desse ritual. Primeiro, fui convidado por um casal amigo para ser o padrinho de seu filho, à época, um bebê de poucos meses; e depois, o convite se repetiu, desta vez, vindo de um ex-aluno, um jovem de 19 ou 20 anos que ia receber o sacramento da Crisma e precisava antes receber o do Batismo. O mais curioso no caso desse jovem é que ele segue à risca o costume e me pede a benção onde quer que esteja e com quer que esteja, e normalmente ele está sempre no meio de outros jovens da mesma idade, que se surpreendem e até estranham quando ele me pede a BENÇÃO, dado que como já disse antes, essa é uma prática ultrapassada, “careta”. Devo confessar, por isso mesmo, que ao “abençoá-lo” sinto uma alegria e um orgulho incomensuráveis.

A outra experiência de “abençoar” é a mais rica, a mais bela e a mais cheia de significado que vivi, vivo e espero viver até o fim dos meus dias, é a que vivencio com a minha família. Minha filha de oito anos foi iniciada desde cedo no costume, no ritual de nos pedir a BENÇÃO. Sempre que se levanta pede a BENÇÃO para mim e para sua mãe e nós a abençoamos com um “Deus te abençoe!”, “Deus te proteja!” todo especial, carregado do mais puro amor, carinho e proteção que somente um pai e uma mãe nutrem por seus filhos, querendo que de fato ela alcance prosperidade, longevidade, fecundidade e obtenha sucesso em sua vida e que colha muitos e bons frutos. O ritual se repete quando ela chega à casa dos avós paternos e maternos, quando vai dormir e ainda quando eu e sua mãe chegamos em casa do trabalho ou quando ela chega da escola.

Desta feita, creio que seria muito pretensioso de minha parte dizer que com essas vivências descobri o quê e como é ABENÇOAR alguém, haja vista o significado e a grandeza de tal gesto, entretanto posso afirmar que dizer para o outro “Deus te abençoe!”, “Deus te proteja!” ou ainda “Deus te dê saúde!” nos proporciona sentimentos inexplicáveis, inigualáveis, que parecem nos tornar responsáveis pelo bem-estar, pela felicidade daqueles a quem proferimos tais palavras (leia-se abençoamos). Afinal de contas, penso que é justamente por isso que somos convidados, primeiro por Deus para – por assim dizer – auxilia-lo, assisti-lo na missão de cuidar, zelar e proteger todos os seus filhos, a começar pelos nossos próprios e depois por aqueles das pessoas próximas e queridas que nos chamam para sermos os “protetores” de seus filhos e filhas e juntamente com eles encorpar o “Deus te abençoe!”, para que assim eles estejam cada vez mais protegidos contra os males e perigos da vida.

DEUS TE ABENÇOE!

GOTT SEGNE (ALEMÃO)

GUD VELSIGNE (DINAMARQUÊS)

!DIOS TE BENDIGA! (ESPANHOL)

GOD BLESS (FRANCÊS)

Ο ΘΕΌΣ ΝΑ ΕΥΛΟΓΕΊ (GREGO)

GOD ZEGENE (HOLANDÊS)

GOD BLESS YOU! (INGLÊS)

DIO BENEDICA (ITALIANO)

GUD VELSIGNE (NORUGEGUÊS)

БОГ БЛАГОСЛОВИТ (RUSSO)

GUD VÄLSIGNE (SUECO)

* José Fabiano Pereira da Silva, areia-branquense, professor de Língua Espanhola do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) – Campus Ipanguaçu. ([email protected])

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade