Luciano Oliveira - [email protected]

Fala, Memória: José Reis Rebouças deixou marcas de competência por onde passou

estadoJosé Reis Rebouças: saudosa, porém, necessária lembrança  

Coincidentemente a homenagem da Subseção de Mossoró da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), dando o nome do falecido advogado José Reis Rebouças à sala que será instalada para dar apoio à categoria dos advogados no município, acontece num período em que fotos do homenageado circularam nas redes sociais, postadas por familiares e amigos no Dia dos Pais, numa alusão ao pai exemplar que José Reis fora, em vida.

O Blog relembra aquele dia fatídico, 29 de março de 2001, quando um infarto fulminante matou, por volta do meio-dia, o então Assessor Jurídico da prefeitura de Areia Branca, advogado José Reis Rebouças, 51 anos. No momento do ocorrido ele se encontrava em audiência com o juiz de Direito da Comarca, José Herval Sampaio Júnior, no Fórum Municipal José Brasil Filho.

Naquele dia, durante toda a manhã José Reis deu expediente normal na prefeitura, como fazia diariamente. Por volta das 11h, ele seguiu para o Fórum Municipal, onde menos de uma hora depois veio a falecer de maneira súbita.

José Reis conversava com o juiz Herval Júnior quando esboçou reação de que estaria se sentindo mal. Ato contínuo projetou o corpo para a frente e se debruçou sobre a mesa que o separava do magistrado. Diante da cena, o juiz deixou a sala e pediu ajuda aos funcionários do fórum, que imediatamente chamaram o prefeito à época, José Bruno Filho (PMDB), que é médico, e no momento despachava no seu gabinete na prefeitura, que fica a poucos metros da sede da comarca local.

Infelizmente Bruno Filho nada pode fazer, pois fora morte instantânea. No entanto, a preocupação do médico se voltou para os familiares da vítima, pois sabia ele que a notícia causaria um impacto terrível.

Enfermeiro formado pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern), José Reis tinha um cuidado especial com a sua saúde. Preocupação que era compartilhada pela esposa, a assistente social Maria das Graças Nepomuceno Rebouças, e pelos filhos Leopoldo, Gustavo e Tiago.

A morte prematura do assessor jurídico da municipalidade causou consternação geral. Por se tratar de pessoa muito estimada na cidade, a notícia nefasta se espalhou repentinamente na cidade. Escolas e órgãos públicos suspenderam as atividades. O prefeito Bruno Filho decretou luto oficial por três dias.

TRAJETÓRIA

“A morte de José Reis Rebouças foi uma perda irreparável”, dissera na época o então prefeito Bruno Filho ao se referir ao ex-auxiliar e amigo, que ocupou as funções de secretário municipal de Saúde e de Planejamento, antes de assumir a Assessoria Jurídica da prefeitura.

Foi justamente na Secretaria Municipal de Saúde onde José Reis deixou marcas de um trabalho inovador, que entre outras coisas resultou na implantação do Sistema Único de Saúde (SUS) e no processo de municipalização da saúde pública. Ele também estruturou o Programa de Agentes Comunitários da Saúde (PACS) e fomentou a criação da Farmácia Básica.

José Reis assumiu a pasta da Saúde em janeiro de 1997, permanecendo no cargo até maio de 99, quando foi remanejado para a Secretaria de Planejamento, sendo substituído pelo então vice-prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza”, que deu continuidade ao trabalho iniciado por José Reis, em prol da saúde no município.

Vale salientar que José Reis pegou uma Secretaria de Saúde sucateada, decorrente da ingerência dos gestores da época e deixou o órgão administrável.

À época, “Souza” reconheceu que José Reis, que também foi educador, prestou relevantes serviços à saúde pública e ao município, num todo.

Na manhã de 30 de março de 2001 um manto de tristeza desceu sobre Areia Branca, momento em que a multidão, num silêncio profundo, cumpria o ritual da despedida do ente querido, cuja partida prematura constituiu uma perda irreparável.

· Luciano Oliveira – Editor do Blog

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade