Luciano Oliveira - [email protected]

Exemplares em exposiçãopodem ser contemplados por pessoas de todas as idades

Exposição da Uern sobre animais marinhos em shopping de Mossoró encerra neste domingo

Exemplares em exposição podem ser contemplados por pessoas de todas as idades

No Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, o Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) deu início, no Partage Shopping Mossoró, à exposição “Conhecer os animais marinhos para proteger”. A visitação está aberta ao público até este domingo, 11, totalmente gratuita.

Exemplares da fauna marinha, partes de corpos (crânios, esqueletos, barbatanas etc), animais taxidermizados, amostras biológicas, banners explicativos, óculos 3D, painel e jogos interativos, brincadeiras, entre outras atrações, podem ser contemplados por pessoas de todas as idades.

A professora Dra. Ana Bernadete Fragoso, professora do Departamento de Ciências Biológicas da Uern Mossoró e coordenadora do Laboratório de Monitoramento de Biota Marinha do PCCB, destacou a importância do evento. “As pessoas podem ter acesso a material oriundo da pesquisa da Uern e material com animais ameaçados de extinção, que são peças e amostras bem difíceis para o grande público ter acesso”, pontuou.

O tema escolhido para este ano foi o da poluição marinha, especialmente pelo plástico. Conscientizar as pessoas do impacto do lixo que vai para os rios, desemboca no mar e afeta os animais marinhos é o principal foco da exposição.

Na primeira edição realizada ano passado, a exposição registrou mais de seis mil visitantes. A expectativa é que esse número seja ultrapassado neste ano.

A reitora, Cicília Maia, lembrou que a exposição está totalmente alinhada com a Agenda 2030, da qual a Uern é adepta para alcançar os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

“Uma Agenda gestada e planejada, um pacto mundial para conscientização de muitos pontos, dentre eles, o meio ambiente, a conservação marinha, tudo relacionado ao que estamos fazendo”, comentou.

Thiago Costa, superintendente do centro comercial, deu as boas vindas à Uern, seus projetos, e aos visitantes.

Evento

A exposição faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente do Curso de Ciências Biológicas (SeMaBio), encerrada na quarta-feira, 7, cuja programação constou palestras, oficinas, mesa redonda, sessão de cinema, além de oficinas e minicursos.

Fotos: Bruno Soares

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade