Luciano Oliveira - [email protected]

Experiência exitosa do programa “Deixando de fumar sem mistério” em Areia Branca será apresentada em Natal

DSC_0473 nevinha

Dra. Nevinha e Cleuma Rebouças apresentam os resultados do programa, em Natal (Foto: Erivan Silva)

Nesta terça-feira, 14, a odontóloga Maria das Neves, a dra. Nevinha, e a assistente social Cleuma Rebouças vão a Natal apresentar a experiência exitosa do programa “Deixando de fumar sem mistério”, durante um encontro sobre tabagismo.

Considerado um dos maiores problemas da saúde pública e ambiental, o cigarro está sendo combatido com muita eficácia em Areia Branca.

A Prefeitura de Areia Branca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Governo Federal, tem disponibilizado para a população o programa de combate ao tabagismo “Deixando de fumar sem mistérios”, que vem obtendo resultados expressivos.

O trabalho é interdisciplinar, com atuação de profissionais da saúde, com atendimento em grupo de pessoas dependentes químicos de tabaco que manifestam o desejo de parar de fumar, além de conscientizar e orientar a população sobre os riscos do tabaco. 

Fumantes que participaram do programa e pararam de fumar, dizem que realmente o programa antitabagismo funciona e com a ajuda médica disponibilizada e principalmente com a própria força de vontade, as pessoas conseguem parar de fumar.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o desejo da atual administração é que os dependentes de nicotina possam se libertar do vício por meio da aprendizagem de estratégias de enfrentamento dos problemas diários que, se bem aplicadas, vão inevitavelmente convergir na melhora da qualidade de vida da pessoa e da família como um todo.

Os profissionais da saúde envolvidos com o programa reforçam que o empenho para combater o uso de tabaco deve ser geral, e para evitar as recaídas é preciso mudar outros aspectos e hábitos, como passar a ter uma postura mais saudável e positiva diante da vida e principalmente diante de si próprio, é uma questão de autoestima e autocuidado.

O programa “Deixando de fumar sem mistério” tem apresentado resultados tão positivos em Areia Branca, que hoje a odontóloga Maria das Neves, a dra. Nevinha, e a assistente social Cleuma Rebouças, que integram o programa em nível local, vão a Natal apresentar a experiência exitosa no município, durante um encontro sobre o tema.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade