A escolha de Ponta do Mel para sediar a primeira sessão itinerante do ano, da Câmara Municipal de Areia Branca, não foi por acaso. Além da pauta legislativa desta quinta-feira, 21, a Casa prestou uma homenagem ao ex-vereador Manoel Joaquim dos Santos, “Manezinho do Mel”, residente na comunidade litorânea.
Por indicação do vereador Dácio Filho (PSB), representante de Ponta do Mel no Legislativo municipal, a Câmara concedeu a Manezinho do Mel a Comenda José Justiniano Solon.
A honraria seria entregue durante a sessão realizada na sede da Associação das Marisqueiras, mas o ex-vereador justificou sua ausência devido a problemas de saúde. Dessa forma, após a sessão os vereadores foram à casa do homenageado fazer a entrega da comenda.
A concessão da comenda por iniciativa do vereador Dácio Filho, constitui uma justa homenagem a um dos políticos mais experientes da zona rural de Areia Branca, que conhece Ponta do Mel como a palma da mão. Além de Ponta do Mel, a atuação política de Manezinho alcançou as localidades circunvizinhas, pelas quais ele sempre lutou no exercício do mandato de vereador.
Na verdade, Manezinho do Mel foi um desses políticos que mesmo sem mandato eletivo, nunca deixou de fazer política. Sua casa sempre esteve de portas abertas para quem o procurava.
Manezinho é respeitado e admirado pela trajetória política e sua história de vida. Exerceu quatro mandatos consecutivos de vereador. E depois de um período sem mandato, em 2016 retornou à Câmara Municipal de Areia Branca, totalizando cinco mandatos legislativos desde que ingressou na vida pública.