Ex-fumantes falam da ajuda recebida da equipe do Nasf para abandonarem o vício

O tabagista é considerado um dependente químico da nicotina, classificado então como uma doença. É preciso que o fumante se convença de que precisa de ajuda, se conscientize disso e, depois, tome a decisão de parar. Não é simples, mas é possível.
No município, a Prefeitura de Areia Branca, por meio da Secretaria de Saúde, oferece atendimento de uma equipe que trabalha especialmente com esse objetivo de segunda a sexta-feira, no Centro de Saúde José Nogueira de Melo. Se informe e viva com saúde.
Nesta segunda-feira, 31 de maio, Dia Mundial sem Tabaco, a equipe do do Núcleo Ampliado Saúde da Família (Nasf) deixa uma das principais recomendações para a pessoa deixar de fumar, que é a mudança de hábitos, porque existe todo um cenário externo que facilita o hábito do fumo. Tomar um cafezinho após o almoço é um deles. Em vez do café, por exemplo, beber água. Criar hábitos saudáveis, como alimentação adequada, exercícios físicos, tomar bastante líquido e buscar ajuda especializada.
Veja no vídeo abaixo o depoimento de dois ex-fumantes do município, Maria Ivonete e Luiz Salviano Sobrinho, “Lulu”, que conseguiram largar o cigarro após receberem ajuda do Nasf, que funciona no Centro de Saúde José Nogueira de Melo.