Internado em São Paulo após um acidente de kitesurfe em Natal, o ex-deputado federal Rafael Motta, de 39 anos, passou por uma nova cirurgia na quarta-feira, 27. Segundo a assessoria de imprensa do político, a cirurgia foi considerada “um sucesso”. Com informações g1 RN e Inter TV Cabugi.
O neurocirurgião e cirurgião da coluna vertebral, Francisco Sampaio Júnior, médico responsável pelo procedimento, explicou que a cirurgia foi para reparo de fratura e fixação da coluna.
“O paciente Rafael [Motta] foi vítima de um politrauma, evoluindo com uma fratura complexa, denominada tipo C: na quarta, quinta e sexta vértebras torácicas, T4, T5 e T6. E, diante disto, foi submetido a uma cirurgia de urgência para reparo da fratura e fixação da coluna”, explicou.
“Após a cirurgia, o potencial evocado, que é o aparelho, o exame que mostra a integridade da passagem dos estímulos pela medula, foi normal, o que leva a crer, com bastante convicção, que ele vai andar normalmente, após sua recuperação, claro, das outras lesões envolvidas no trauma”, completou.
O acidente com Rafael aconteceu nas proximidades do Forte dos Reis Magos, em Natal, no dia 22 de agosto. O ex-parlamentar passou, primeiro, por cirurgia na capital potiguar e foi transferido, na segunda, 25, em uma UTI aérea, para São Paulo. (Veja detalhes mais abaixo).
A família de Rafael Motta informou à Inter TV que a cirurgia da quarta, em São Paulo, foi realizada na coluna e no tórax.
Rafael Motta foi deputado federal entre 2015 e 2022 e vereador em Natal entre 2013 e 2014. Em 2022, disputou o Senado, e em 2024 foi candidato a prefeito de Natal.