Luciano Oliveira - [email protected]

Estudo revela que região Norte de Natal tem população residente superior a qualquer outro município do RN

0 natal canindé soaresPublicação apresenta dados atualizados da cobertura vegetal em Natal  

A revista científica do Parque da Cidade, “Parque da Cidade em Revista” já está disponibilizada para consultas na internet (http://www.natal.rn.gov.br/parquedacidade). Em sua terceira edição a revista publica uma análise da cobertura vegetal em Natal, feita pelo engenheiro civil do Parque da Cidade, Fernando Medeiros. Na análise Medeiros fez, também, estimativa populacional nos bairros das quatro regiões administrativas de Natal e revelou que a região Norte, que já é a maior da cidade, tem população residente superior a qualquer outro município do RN estando abaixo, apenas, da própria capital potiguar com seus 869.954 habitantes estimados para este ano.

São 349.545 habitantes o cálculo da população residente na região Norte de Natal, de acordo com a tabela elaborada pelo engenheiro do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, baseada na estimativa da população de Natal/2015, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isso significa que a região Norte, tem mais habitantes que Mossoró, a segunda maior cidade do Rio Grande do Norte, com 259.815 habitantes e Parnamirim, classificada como a terceira maior cidade e localizada na região metropolitana de Natal, que possui 202.456 moradores residentes, ambas de acordo com estatísticas do IBGE.

Segundo o estudo, a população da região administrativa Norte, que agrupa 7 bairros, é maior que as regiões administrativas Oeste (com seus 10 bairros) e Leste (com 12 bairros) juntas, que reúnem 231.955 e 114.771 habitantes, respectivamente. O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte está inserido entre duas regiões administrativas de Natal (Oeste e Sul), contemplando 17 bairros, somando um total estimado de 405.635 habitantes em 2015, correspondendo a 46,62% da população do município.

ZONA NORTE É A ÁREA MAIS POPULOSA DA CAPITAL POTIGUARZona Norte de Natal tem quase 400 mil habitantes; é a área mais populosa da capital  

Outro dado relevante da análise é que a taxa de crescimento da região Norte se mantém como a mais alta, inclusive bem superior a de Natal. A região administrativa Norte é a que possui a maior cobertura vegetal e isso se deve à existência de duas grandes Zonas de Proteção Ambiental – ZPA´s 08 e 09 na área. Conforme a análise publicada na revista, os dados oficiais disponíveis podem ser valiosos e tem como objetivo estimular o debate e a produção de estudos mais aprofundados sobre diferentes realidades do município de Natal e servirão para dar subsídios para a gestão pública em ações que envolvam implantação de áreas verdes de Natal, por exemplo. “Uma vez com as informações de cobertura vegetal para bairros e suas respectivas demandas de população, torna-se mais fácil identificar as áreas mais carentes e propícias à construção de praças, canteiros e jardins. Assim, a cidade poderá ter uma distribuição espacial mais equilibrada de suas áreas verdes”, observa Fernando Medeiros.

Para o gestor do Parque da Cidade, Carlos da Hora, essa análise vai subsidiar a carência de informações atualizadas sobre os bairros de Natal, vez que as últimas informações de população por bairros são datadas de 2013. “Além disso, o cálculo da população por bairro é um estudo necessário para muitas pesquisas em diversas áreas”, destacou o gestor.

0 dados zn(1)

Fotos: Canindé Soares

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade