Luciano Oliveira - [email protected]

O presidente do TRE-RN, o desembargador Cornélio Alves, conduziu o encontro

Esquema de segurança é apresentado aos juízes e chefes de cartório

O presidente do TRE-RN, desembargador Cornélio Alves, conduziu o encontro (Foto: Divulgação/TRE-RN)

Juízes e chefes de cartório das 60 zonas eleitorais do Estado participaram na manhã de sexta-feira, 16, de uma reunião no plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) para esclarecer como será o esquema de segurança executado no Rio Grande do Norte durante as eleições.

O encontro foi presidido pelo presidente do TRE-RN, o desembargador Cornélio Alves, e teve ainda a presença do vice-presidente e Corregedor Regional Eleitoral, desembargador Expedito Ferreira; do secretário de Segurança Pública do RN, o Cel. Francisco Araújo; do comandante da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, Cel. Alarico Azevedo; do Coronel da PMRN, Carlos Macedo; do delegado da Polícia Civil, Marcos Geriz; do chefe do Núcleo de Segurança da Presidência do TRE-RN, Cel. Aldrin Brito; da diretora-geral do TRE-RN, Ana Esmera Pimentel; e do secretário de Tecnologia da Informação e Eleições do TRE-RN, Marcos Maia.

Juízes de 32 zonas eleitorais enviaram ao Tribunal, solicitação de reforço na segurança para 90 municípios do Estado. No entanto, para o pleito deste ano, as Forças Armadas não foram solicitadas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em virtude do Governo do Estado ter garantido que poderia fornecer esse reforço na segurança. “Nós estaremos nesses 90 locais como se fosse o emprego das Forças Armadas lá”, afirmou o comandante da PMRN, cel. Alarico Azevedo.

A polícia militar apresentou aos servidores da justiça eleitoral e juízes, algumas inovações que foram adotadas para facilitar as operações dos agentes da segurança pública e da Justiça Eleitoral. Entre eles a criação de um ‘0800’ para conectar os agentes ao Centro de Comando de Controle. Por esse canal, os policiais não precisarão acionar o número 190 para relatar ocorrências relacionadas às eleições.

Além disso, servidores da Secretaria de Segurança Pública do Estado e do setor de Tecnologia da Informação do TRE-RN, desenvolveram em parceria, um aplicativo chamado “Eleições RN”. Nesse app, serão cadastrados nomes, telefones e endereços onde cada agente de segurança vai trabalhar no dia das eleições. De forma que, será possível contatar de forma rápida, o agente que estará em cada um dos 1.496 locais de votação do Estado. “Isso é uma ação pioneira. Nós desenvolvemos uma solução que vai permitir que o comando de controle regional tenha o controle total das eleições e faremos isso através do Portal Ciosp (Centro Integrado de Operações da Segurança Pública), que nos dá o rastreamento de todas as viaturas das polícias militar, civil e das forças de segurança em Mossoró, Natal e região metropolitana”, afirmou o Cel. Macedo.

Esta foi a terceira reunião em uma semana, organizada pela presidência do TRE-RN para discutir as ações de segurança junto com o Governo do Estado para o pleito 2022. “Acreditamos que o Governo do Estado vai garantir o suporte necessário para que a segurança seja garantida. E caso, até o dia 2 de outubro, se perceba a necessidade de pedir reforço das Forças Armadas, nós poderemos solicitar”, disse o desembargador Cornélio Alves.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade